Fala Produtor - Mensagem

  • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR 14/01/2019 19:43

    Sr. Carlo, peço desculpas por não ser direto nas respostas, pois o assunto "solo" é de uma complexidade sem tamanho.

    De início, gostaria de dizer-lhe que o latossolo (que deve ser o tipo de solo da sua propriedade) está sendo formado há uns 150 milhões de anos. A origem são as rochas sedimentares que ficaram um bom tempo sob a água dos mares que inundavam a região. Em outras palavras, a estrutura física de um solo é eterna. Quanto a algumas variações que venham melhorar o "meio" para o cultivo de vegetais, essa é a luta que nós travamos.

    Na minha opinião, que não tem nada de relevante, pois um velho matuto, ruim das vistas e dos ouvidos, já não irradia nenhuma luz, às vezes lampeja um "clarãozinho de vela", ou seja, nada. Mas, vamos à opinião: Há muito tempo, Justus Von Liebig, químico e inventor alemão realizava experimentos que possibilitaram a criação de fertilizantes químicos, sabão, explosivos. Na agricultura ele criou a Lei do Mínimo. Isso em pleno século XIX, daí em diante, o solo deixou de ser visto como um "meio biológico" e, passou a ser visto como um "meio químico". Há controvérsias.

    Os solos tropicais sofrem as ações do clima na sua formação. Como o nosso clima é de temperaturas altas e, altas precipitações pluviométricas, eles apresentam baixos teores de nutrientes e de Matéria Orgânica (M.O.). Pois, os microrganismos do solo têm uma alta atividade em decompor a M.O. Logo, sempre teremos que abastecer o solo com M.O. para que esses microrganismos mantenham sua atividade, proporcionando uma alta estabilidade a esse solo.

    No caso do calcário, se for recomendado a aplicação, normalmente só depois de 4 anos ou mais é que pode ser necessário uma nova calagem, tudo dependendo do nível de adubação química, realizado na área. Ou seja, não existem só benefícios na adubação química, isso é comprovado.

    Quando o calcário reage no solo, ele não só aumenta o pH, que é um dos principais fatores para a melhoria do "meio", propiciando condições boas para que os microrganismos do solo vivam satisfatoriamente. Esses microrganismos, vão melhorar a aeração, a estabilidade dos grumos, vão disponibilizar nutrientes para os vegetais, vão combater pragas e doenças de raízes de plantas. Enfim, é um exército que vai combater o mal no domínio do solo.

    Veja que escrevi, escrevi e, nada disse. Mas, não se preocupe não, isso é um dos males da idade. A gente esquece, mas não esmorece...

    0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. Carlo neste site o Sr. vai poder assistir os vídeos e se "inteirar" do assunto.

      Essa fonte é bem didática

      https://www.google.com/search?q=pedologia+f%C3%A1cil&oq=pedologia+f%C3%A1cil&aqs=chrome..69i57.7786j0j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      OPS! ... O endereço ficou muito longo. Mas se o Sr. tiver dificuldade é só digitar ... Pedologia Fácil ... que vai aparecer ... Pedologia Fácil - Hélio do Prado... Aí o Sr. clica em Vídeos ... Pronto, as aulas vão começar...

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. Carlo, esse site é muito bom ... ... Jornal Informações Agronômicas... A edição nº 164 do Jornal Informações Agronômicas está disponível no endereço http://brasil.ipni.net. A nova edição apresenta dois importantes artigos: "Compactação do Solo em Sistemas Intensivos de Produção" e "Caminhos para Aumentar a Produtividade do Café Arábica". O Jornal Informações Agronômicas é um informativo que enfoca, de forma prática, temas de importância para o manejo adequado dos nutrientes das plantas. Desejamos a todos uma boa leitura!

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      No artigo: "Compactação do Solo em Sistemas Intensivos de Produção", na Considerações Finais o autor afirma: "Os atributos físicos do solo atuam de forma conjunta e complexa sobre os fatores de crescimento e desenvolvimento das plantas. Assim, a definição de um valor para um atributo especifico do solo de uma propriedade pode não ter significado quando analisado isoladamente. Com isso, tem-se observado que as plantas continuam produzindo adequadamente, mesmo em solos que apresentam, para alguns atributos, condições inadequadas em termos teóricos. Assim, é necessário compreender as respostas das culturas ao longo das safras e saber que a mobilização dos solos (gradagens/escarificadores/subsolagens) pode ser tão prejudicial à produtividade quanto a compactação."

      0