Fala Produtor - Mensagem

  • elcio sakai vianópolis - GO 16/01/2019 10:34

    Irei comentar um pouco sobre a precipitação na região perto de Brasília, já que a propriedade fica no entorno da Capital. Nesta região iniciou o plantio no mês de Outubro, no meu caso iniciei na ultima semana de Outubro, já teve outros que iniciaram bem antes, aproximadamente 10 de Outubro. Novembro foi o mês mais chuvoso (316 mm) muita chuva e baixa intensidade luminosa, Dezembro foi onde houve mais evapotranspiração do que chuva (33 mm na primeira quinzena e 91 mm na segunda quinzena do mês, total de 123,8 mm) e nesta primeira quinzena de Janeiro não está diferente ( 31 mm) a evapotranspiração está maior que a quantidade de chuvas. a partir de dezembro há uma média de 5 mm em evapotranspiração diária.

    Por mais que no mês de Novembro tenha feito uma reserva de agua no solo, esta umidade não consegue se manter durante o mês de Dezembro e Janeiro, já que nestes meses estão perdendo mais agua (evapotranspiração) do que acumulando (chuva).

    Não precisa ser nenhum sábio pra saber que haverá redução de produtividade, quanto haverá de quebra, não sei.

    Áreas com teor de argila cima de 30% e áreas de baixada estão aguentando mais, no geral a soja está bonita de aparência, porém já afetou ou está afetando o enchimento de grãos.

    Não irei me surpreender se no Goiás a quebra for maior que 15%.

    0