Fala Produtor - Mensagem
-
marlon paniagua SAO PAULO - SP 21/01/2019 16:14
-
Rafael Antonio Tauffer
Passo Fundo - RS
Aqui no Rio Grande do Sul ainda não temos como prever qual a produtividade.... As lavouras melhoraram bastante, e tem soja que ainda nem começou a florescer.
-
geraldo polinarski
juranda - PR
Vi comentários no inicio do plantio que aqui no Paraná a produçao seria de 19.5 milhões de toneladas, mas com o andar das colheitas falam de quebra de 30%.... Ou em torno de 13.6 a 14 mmt.
-
elcio sakai
vianópolis - GO
Aqui em Goiás a quebra vai se feia com o veranico nos meses de dezembro e janeiro..., tem produtor nem está indo na roça, pra não desanimar mais.
-
geraldo emanuel prizon
Coromandel - MG
Até onde sei o relatório do USDA, referente a safra brasileira, é produzido por seu adido de Brasília sem que seja apresentado nenhum trabalho técnico que respalde os números.
-
geraldo emanuel prizon
Coromandel - MG
Aqui no Noroeste Mineiro as chuvas estão em forma de pancadas, a maioria das áreas está com 20/25 dias sem chuvas. Assim como a região do triângulo nossas perdas começam a ser contabilizadas. As temperaturas estão extremamente altas.
-
Tiago Gomes
Goiânia - GO
Prezado Élcio Sakai, fiz essa semana o trecho entre Goiânia e Luziânia, passando por Vianópolis e realmente a situação não tá nada boa. Parei o carro algumas vezes para ver as lavouras e a perda é nítida, no trecho da GO 010 a coisa tava pior. Segundo colegas de outras regiões Morrinhos, Piracanjuba, Iporá devido as chuvas irregularidades temos lavouras em situação distintas, mas todas com perdas com perdas do potencial produtivo devido as altas temperaturas. .
-
Gilberto Rossetto
Brianorte - MT
Em Nova Maringa - MT ... mais especificamente Brianorte, as primeiras lavouras colhidas contabilizam produção menor ... em torno de 10%, comparado com ano passado.
-
Tiago Gomes
Goiânia - GO
No centro Oeste Mineiro, onde mora minha família situação vinha bem até antes do Natal. De lá para cá praticamente sem chuva, pancadas isoladas de chuva e temperaturas muito altas, milho granou bem, mas grãos não criaram peso, tivemos de antecipar ensilamento diante das previsões de nenhuma chuva para os próximos dias, o próprio milho adiantou. Volume de matéria seca aproximadamente 20% abaixo do ano passado.
-
elcio sakai
vianópolis - GO
Tiago, no estado de Goiás a quebra vai ser bem feia, acho que a região menos afetada vai ser o sudoeste goiano e a mais afetada o centro e leste de Goiás, já o norte do estado pode ser que as chuvas cheguem pra amenizar as perdas, pois é onde tem as sojas mais novas , já que são as ultimas a serem plantadas. Esse ano vai ser complicado neste meu estado, o governo decretando calamidade financeira e o produtor sem receita. Outra observação, tomem cuidado com a qualidade da semente de soja do ano que vem, tem muito campo que vai ser condenado devido a estes veranicos.
-
Rafael Antonio Tauffer
Passo Fundo - RS
Nào precisamos de relatorio do usda pra termos uma ideia de quantificar aprox a safra brasileira, no andar da carruagem , com as mínguas chuvas em estados importantes chuvas manchadas de pouco potencial para possíveis reversões , gostaria que cada participante do fala produtor por seu estado , enviasse sua expectativa de produção
Pelo levantamento que fiz a safra estará ao redor de 108/110 mmt , isso se o estado do RS produzir 18,5 mmt caso contrario esse nr poderá ser ainda menor