Fala Produtor - Mensagem

  • Tumoru Sera Londrina - PR 21/01/2019 22:26

    Manter a marca IAPAR é muito importante para não andar para trás. Os recursos de parcerias, de bolsas, projetos, ... trazem muitos recursos financeiros e humanos e, principalmente abrem muitas portas internacionais, como Cirad/França, NIAS/Japan (National Institute of Agrobiological Sciences, o qual forneceu gene de resistência à cancro cítrico, Xillella e greening), Catie, JiRCA(Japan Intern.Research Coop.Agency), Gtz/Alemanha...

    1
    • EDMILSON JOSE ZABOTT PALOTINA - PR

      Em Palotina temos uma Estação de Experimentos do IAPAR que já foi referência, mas infelizmente ao longo dos anos governadores --sem saber e sem interesse em saber da real importância desta Instituição para os produtores e para o agronegócio do Estado -- , praticamente o largaram às moscas..., um absurdo, pois seus pesquisadores sempre se preocuparam com novas genéticas e principalmente com o pequeno e médio produtor, levando conhecimento e alternativas para as diversas atividades do Agronegócio. Exemplo as experiências com o uso dos dejetos de suínos como adubo ( um problema é que poderia atrapalhar a venda de agroquímicos para adubação.) Aí o lobby das multi são muito maiores.. . Então como ocorre nas administrações públicas , vamos fechando a torneira de investimentos pois desta instituição não saí dinheiro para as campanhas políticas.

      O mesmo está ocorrendo com a Emater, entidade importante para o pequeno e médio produtor. Acontece que também não oferece dinheiro para políticos, então fechem as torneiras .

      Espero que o governador Ratinho e o secretário de agricultura Norberto Ortigara (a quem tenho o maior respeito ) saibam avaliar a importância destas instituições IAPAR E EMATER, e dêem a importância devida...

      2
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Caro Edmilson...com relação à pesquisa eu discordo de você...deveria estar centrada toda na Embrapa, onde o plano de trabalho dela deveria ser de acordo com necessidades regionais...manteria sim a EMATER pois a assistência técnica aos produtores com menos condições e um dever do estado...única coisa que a EMATER deveria fazer é melhorar a qualidade do seu serviço.. Lembro que em SC a EMATER foi meu primeiro emprego..

      0