Fala Produtor - Mensagem
-
Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR 09/02/2019 02:02
-
Paulo Roberto Rensi
Bandeirantes - PR
Ainda sob visões & conceitos. ... Todo mundo é contrário ao monopólio, correto? ... Mas, quem aqui é contrário ao monopsônio? ... ... ... ... Tenho, encontrado no espaço, a maioria dos comentários, defendendo praticas monopsonistas. ... ... ... Alguém poderia me esclarecer qual é a diferença entre monopólio & monopsônio ?
-
Dalzir Vitoria
Uberlândia - MG
Isprica pra bois o qui é monopsoni?nois e meio burro.
-
Paulo Roberto Rensi
Bandeirantes - PR
Na economia o monopólio é a condição particular de concorrência imperfeita. Um indivíduo, ou empresa detém o mercado de venda de um produto ou serviço, onde o preço é definido por este "ente" que domina o mercado de venda. O monopsônio é uma situação semelhante, mas seria na "ponta" da compra. Ou seja, é a estrutura de mercado caracterizada por haver um único comprador para o produto de vários vendedores (ger. matéria-prima ou produto primário). Veja que no primeiro caso, o detentor do mercado dita o preço de venda. No segundo caso, o detentor do mercado dita o preço de compra. No "FALA PRODUTOR", há uma maioria que defende o comércio com a China, passando a impressão que é o único comprador que tem a tábua de salvação para os produtores rurais do país.
-
Dalzir Vitoria
Uberlândia - MG
Alguém que me negativou sabe responder minha pergunta..
-
Paulo Roberto Rensi
Bandeirantes - PR
Temos visões de mundo a partir dos conceitos que nos são fornecidos pelos setores de formadores de opinião. Academias, grande veículos da mídia e todas as outras formas usadas pelos interessados. Mas, será que nossos conceitos estão corretos?
Vejamos um assunto que está em voga. Aquecimento Global e o gás mais temido (CO²), gás carbônico.
Qual é o tema principal? Desmatamento ZERO, pois são as árvores que sequestram o CO² e, liberam o Oxigênio (O²) pelo processo da fotossíntese. Até aí tudo bem. Mas, qual é o peso dos vegetais na disponibilização do O² na atmosfera?
Se levarmos em consideração todos os biomas terrestres, desde as florestas de coníferas, que compõem o bioma da floresta boreal, florestas tropicais da Ásia, África e, de outros continentes. Enfim tudo que tinge de verde a parcela de terra do planeta, corresponde à metade do oxigênio gerado da atmosfera. Mas, de onde vem a outra metade?
Os outros 50% é gerado, pelo fitoplâncton marinho. São minúsculos organismos marinhos mas, há bilhões deles em uma pequena amostra de água do mar. Eles usam o dióxido de carbono (CO²) para crescer, como as plantas e, parte são comidos por animais maiores. Parte é arrastada para as profundezas dos oceanos.
Todas as ONGs que conhecemos e, todos os órgãos controladores internacionais, alguma vez alertaram para a conservação do fitoplâncton marinho?
Um outro detalhe importantíssimo, os humanos têm o conceito de usar a água para transportar o seu lixo e, com isso, os oceanos se tornaram a latrina do mundo. Toda a sujeira gerada, vai parar nos oceanos. Isso é saudável para o fitoplâncton e outras formas de vida marinhas?
Veja como somos induzidos a erros comportamentais?