Fala Produtor - Mensagem

  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC 20/02/2019 17:17

    Pessoal, eu li muitos comentários culpando o governo pela "quebra" do setor leiteiro. Como tenho certa familiaridade com análise de dados fui olhar os dados relativos ao preço do leite. De fevereiro de 2018 até agosto de 2018 o leite subiu aproximadamente 50%. De setembro de 2018 até dezembro de 2018 caiu aproximadamente 22%, voltando a subir em janeiro mais de 3%. O relatório do Cepea diz que é o melhor preço de janeiro dos últimos anos. Vou utilizar o meu site para colocar a tabela para quem quiser conferir, - https://midiaagricola.wordpress.com/2019/02/20/leite-cepea/ -. O link para ler o boletim do leite do mes de fevereiro está aqui - https://www.cepea.esalq.usp.br/upload/revista/pdf/0517425001550606426.pdf

    9
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Sr RODRIGO, a cada ano os leiteiros sao submetidos a novas exigencias... Entretanto nunca tiveram uma contrapartida----Entao se o senhor tiver meios para fazer chegar na ministra da agricultura essas duas reveindicaçoes ::::

      1)---Os laticinios deveriam ser obrigados a manter um veterinaio para insminaçao artificial dedicada aos produtores que lhe entregam o leite---Essa medida vai melhorar a medio prazo a produtividade brasileira.

      2) ---Manter o desconto da energia eletrica tendo em vista o alto gasto dos tanques refrigeradores impostos pelo proprio ministerio-----OBRIGADO. (Por favor leia os comentarios de semana retrasada sobre o assunto----).

      3
    • Tiago Byczkowski Teixeira Soares - PR

      Coloca na sua estatística aqueles dez dias que os produtores jogaram fora sua produção devido a greve dos caminhoneiros, aí vc vai ver o que foi ficar com prejuízo enorme naquele mês.

      2
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Tiago, esses dados não são meus. E a bem da verdade coloquei isso aqui para que no futuro haja uma base para avaliar os reais efeitos das medidas "liberais" demonizadas por alguns leitores.... Sr. Cácio, eu olhei os preços desde 2004, e constatei lá que de 2004 até 2011 o preço do leite variou de 0,40 até 0.70. Depois vi rapidamente que o topo desse periodo até agora foi de 1,70 no estado de pernambuco se não me engano. Eu agradeço a sugestão, no site do Cepea tem alguns custos de produção e a série de preços para comparação, mas infelizmente não consigo fazer essa comparação, esse estudo, por que isso também demanda tempo. Para ter uma idéia, somente para poder escrever aquele simples comentário, seguramente levei mais de 1 hora, devido á transferencia das tabelas que são em arquivos xlx e não possuem link. Então um estudo aprofundado desses levaria muito tempo e ainda haveria o problema da metodologia, pois não sei qual o grau de confiabilidade dos relatórios de custos do Cepea, que são regionalizados. O Cepea utiliza médias ponderadas, mais representativas do curto prazo do que do longo. Então veja voce que o problema não sou eu, o problema são as pessoas que vivem dos impostos e taxações sobre o leite, tem os recursos, tem os meios e não fazem.... Quanto à queda dos impostos Sr. Meloni, não é o Bolsonaro e nem o Paulo Guedes que não querem baixar, quem não quer baixar impostos é o funcionalismo público. Mandaram ontem para mim uma lista com os valores da aposentadoria dos funcionários públicos auditores fiscais do RS, todas acima de 50000 por mes. Então acho incrivel que o setor produtivo rural não consiga entender que o problema são os altos custos de produção devido aos impostos. Então quem quebra o setor produtivo no Brasil não é o Bolsonaro, é o funcionalismo público, que junto com os politicos do toma lá da cá, tomaram a precaução de obrigatoriedade, e de quem? Obrigação do governo? Obrigação da sociedade em paga-los. Agora complementando a resposta ao Sr. Cacio, digo que minha intenção foi de guardar esses dados para comparação no futuro, hoje em dia é fácil de fazer isso. Ou seja, nós podemos avaliar os reais efeitos da medida que suspendeu as taxas antidumping. Infelizmente não posso acompanhar os custos, não tenho ferramentas prá isso. Já tentei com a soja e não consegui, também por que demanda tempo. Por outro lado, essas tabelas do Cepea e seus relatórios de análises são um meio eficaz de sabermos se realmente vai acontecer o que muitos produtores temem, a queda drástica dos preços, e minha intenção foi apenas essa. Mostrar o comportamento dos preços ao longo do último ano. Para quem quiser saber mais dados, estão no site do Cepea.

      5
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Tiago, eu sei o que é ter prejuizo com agropecuária..., eu peguei o cancro da haste em 1994, foi tão terrivel que hoje em dia é dificil um produtor dizer que não securitizou prejuizo naquele ano... Mas veja voce, o caminhoneiro também estava com raiva de trabalhar e não ganhar, os consumidores com raiva de ir no mercado e não conseguir comprar comida para os filhos. E a causa disso tudo é que quando os politicos tomam uma decisão de "beneficiar" algum setor, os maiores beneficiados na verdade, são eles mesmos, e esses beneficios são maleficios para quem tem que pagar. É fácil entender isso. Por isso o governo não deve interferir na economia, a não ser para manter a estabilidade para que os empresários desempenhem seus papéis com o máximo de proveito possivel.

      7
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Por exemplo, eu ia escrever sobre o café depois que assisti à entrevista do João Batista com o Sr. Paulino da Cooxupé. O Sr. Paulino tem toda razão nas argumentações que apresentou, em relação ao Brasil não há o que contestar, eu acredito no Sr. Paulino e que não houveram estimulos para o café por parte do governo brasileiro, mas as noticias que li nos ultimos anos dão conta de que vários países do mundo começaram plantar café por influencia de estimulos governamentais..., na Colombia por exemplo, o café foi financiado pelos EUA, que queriam uma fonte de renda para a populaçao por achar que assim combateriam o narcotráfico de maneira mais eficaz.

      5