Fala Produtor - Mensagem

  • Cácio Ribeiro de Paula Bela Vista de Goiás - GO 20/02/2019 21:36

    Rodrigo Polo, avaliar dados de CURTO PRAZO, conforme você mencionou, pode induzir a conclusões equivocadas, especialmente no que se refere a comportamento de PREÇOS (efeito SAZONALIDADE, por exemplo). Permita-me sugerir, para o caso do LEITE, levar em conta os ÚLTIMOS DEZ ANOS, aliando aos PREÇOS informações de CUSTOS, ambos em uma base comum de referência (deflacionados). Seguramente chegará a conclusões bem diferentes.

    Saudações..

    0
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Cacio Ribeiro, se voce ler meu comentário verá que não fiz avaliação nenhuma dos dados, o que fiz foi apenas citação, tampouco cheguei à alguma conclusão por análise desses dados. E minha intenção não é analisar a relação custo-preço do leite nos últimos dez anos, se bem que isso não seja algo muito dificil..., ... no sentido de dificuldades intelectuais, minha intenção é debater o que algumas pessoas afirmaram aqui, que o Bolsonaro vai destruir a cadeia produtiva do leite (!!??)... Esses dados para isso servem... Por outro lado, sua sugestão é excelente e acho que os produtores de leite, junto com entidades representativas, deviam pagar por um estudo desses, com conclusões reais e não imaginárias. Tomando o cuidado para que esse estudo não caia em mãos de algum espertalhão que possa usar para promoção pessoal em vez de proveito para os produtores.... Li agora a pouco, na matéria sobre a reforma da previdencia que PSOL, PDT, e outros partidos de esquerda afirmam que "a sociedade vai reagir contra a reforma"..., isso é mentira, a sociedade brasileira não reage a nada se não for conduzida..., o que acontece de fato (e que os politicos escondem) é que grupos organizados politicamente farão pressão, dizendo que representam o povo, que são o povo, mas isso é uma grande mentira.... Então eu venho insistindo que é preciso se organizar politicamente, mas com conhecimento de causa, coisa que não lhe falta, e formar grupos que vão impedir que o estado ou o governo limite ou atrapalhe qualquer atividade economica que seja. Existe também o problema da informação truncada..., afinal a ministra Tereza Cristina confirmou a taxação sobre a importação ou não? Caiu a antidumping e foi aumentada a taxa.... Como falei que achava que ia ser, e isso por que sou vidente? Não, porque estudei a escola de Chicago.... Então o que eu peço é isso, que os produtores estudem, se informem, de maneira que quando um burocrata vier falar besteira, ele saia com o rabo no meio das pernas. E de maneira civilizada, como voce e a maioria dos comentaristas fazem, sem apelar para adjetivos ou desqualificações pessoais... E digo mais, as pessoas que fazem isso, fazem por que querem impedir qualquer tipo de debate sério e que ajude encontrar soluções e os meio de implementa-las.

      11
    • Luiz Alfredo Viganó Marmeleiro - PR

      O "comentarista-mor" do "Fala produtor" perde o pelo mas não perde o vício : "no sentido de dificuldades intelectuais"? Sempre desqualificando seus debatedores, jactando-se de sua pretensa superioridade intelectual. Menos soberba e orgulho Rodrigo lhe fariam muito bem...

      19