Fala Produtor - Mensagem

  • geraldo emanuel prizon Coromandel - MG 23/03/2019 09:35

    Realmente é um começo de temporada de plantio difícil para os americanos, com as previsões indicando chuvas acima da média até maio. Sabemos que pelo tipo de solo que eles têm, o encharcamento é muito mais prejudicial para a produção do que o tempo quente e seco.

    0
    • Adalberto José Munhoz Campo Mourão - PR

      Com esse episódio das enchentes no centro-oeste americano, como fica o tão falado 24 milhões de estoque de soja dos EUA? será que teremos o prazer de poder ler algum comentário do caro Liones Severo?..

      0
    • Liones Severo Porto Alegre - RS

      Caro Adalberto Jose Munhoz. Com a maior divida da historia na ordem de 424 bilhões de dólares, a situação dos produtores americanos ainda se tornou mais dramática com as enchentes nos campos agrícolas. Os principais silos de estocagem estão nas margens dos rios que transbordaram. Os produtos das planícies e do médio norte do cinturão oeste são despachados para os portos da costa oeste (PNW) que estão mais próximos da Ásia e principalmente da China. Com a falta da China como comprador de soja aumentou consideravelmente o volume de soja em depósito. Este ano a China comprou 11 MMT de soja, comparado a 28,2 MMT do ano passado no mesmo período. Nos meus cálculos ainda tem cerca de 60 MMT de soja em estoque, que seriam : 17,2 MMT que seriam destinados a China, mais 24 MMT do estoque de passagem e mais cerca de 20 MMT, que as industrias ainda não adquiriram. Para agravar ainda mais a situação, os mercados compradores juntamente com a china, estão comprando soja sul americana que tem preço mais competitivo. Os produtores americanos estão encurralados com grandes volumes de soja estocada e com possibilidade de serem destruídas. Nem mesmo um possível acordo com a China poderá salva-los porque os chineses e demais consumidores continuarão comprando a soja sul americana. Existe apenas uma solução para eles : uma forte elevação dos preços para as agrícolas. No próximo dia 29, será divulgado a 1ª. intenção de plantio, quando podemos avaliar os impactos dos elevados estoques e os danos das enchentes. Com a condição financeira totalmente fragilizadas após 5 anos de prejuízos ininterruptos e com 40/50% de sua soja estocada, sem ter para quem vender, um produtor raiz reduziria substancialmente a área de plantio da próxima safra. Vamos conferir. Grande abraço.

      0
    • Adalberto José Munhoz Campo Mourão - PR

      Boa noite, muito grato caro Liones pela sua valorosa explicação ... como sempre fundamentada e nunca em talvez quem sabe... abraço e boa semana.

      0