Fala Produtor - Mensagem

  • Uqbar Fii Fidc Cri Cra 19/06/2019 18:36

    O CRA vai viabilizar financiamento para os grandes produtores?

    E o CRA em dólar? É realmente a solução para atrair investidores estrangeiros para esse mercado?

    Por que o Agronegócio ainda não conseguiu atrair montante significativo de recursos de investidores do mercado de capitais?

    Esses e outros temas serão debatidos no Painel AGRO do 3° Congresso Uqbar semana que vem.

    Acesse: http://congresso.uqbar.com.br/

    1
    • carlo meloni sao paulo - SP

      O que seria esse CRA?? conheço a Cota de Reserva Ambiental que corresponde a um hectare de mata nativa ---Ja' o CAR e' Cadastro Ambiental Rural e no futuro devera' ser ' exigido pelo banco para conceder financiamento----

      2
    • carlo meloni sao paulo - SP

      O Certificado de Recebiveis do Agronegocio (CRA) em dolares e' otimo para investidores estrangeiros, dependendo de quem dará' a garantia... Inclusive os grandes bancos podem captar dinheiro a 2% ao ano ( no Japao e' negativo) e repassá-lo a 8% para o agricultor (??!!!)... Eu acho que e' um "negocio da China"!!!!

      1
    • Uqbar Fii Fidc Cri Cra

      Viabilizar financiamento agricolas atraves das CPRS dolarizadas Infelizmente não é tão simples. O CRA é um título de emissão exclusivo das Companhias Securitizadoras, os bancos emitem LCA. Investidores estrangeiros que venham a se interessar por esses títulos vão querer ser remunerados pelo risco de investir em carteiras de créditos do agronegócio brasileiro. Ou seja, terá que existir uma taxa de juros (em dólar) que justifique esse risco. Caso haja seguro de risco de crédito, então devemos incluir o custo deste seguro na avaliação do custo total da operação para o tomador dos recursos, no caso, o(s) produtor(es) rural(is). Devemos também adicionar o custo associado à distribuição desses títulos no mercado internacional, em particular o da instituição financeira que fará essa distribuição no exterior. Resumindo, é possível que o CRA em dólar seja uma nova opção de financiamento, mas precisamos construir muito conhecimento e fazer muita conta.

      1