Fala Produtor - Mensagem

  • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR 07/08/2019 04:44

    O quê nos move como seres humanos?

    Faço essa pergunta porque todos sabem como somos movidos.

    Falo do setor agropecuário. Focando a commodity exportável soja. Aqueles que vivenciaram o mercado no final século passado, sempre se escutava que o preço de venda era US$ 10,00/bushel.

    De lá pra cá a moeda dólar teve sua desvalorização e, hoje fala-se em US$ 8,48/bushel. Aí vem uns e dizem que é a "lei da oferta & procura". Outros dizem que é a "guerra comercial" entre EUA X China. Enfim, são tantos os efeitos que esquecemos das "causas".

    Alguém pode me dizer se neste tempo os insumos como diesel, adubo, e a "família dos cidas" teve queda de valor? Ah! Quando falo "família dos cidas", me refiro a herbicida, inseticida & fungicida.

    Veja que o produtor tem muitos custos. Custos que antigamente eram mais simples, devido ao seu número. Hoje, agregam custos tecnológicos, custos ambientais, financeiros & "custo a acreditar".

    Cada hora, escutamos dos "uns ou outros" os motivos de meterem a mão nos nossos bolsos para tirar o dinheiro de nossa renda.

    Será o efeito borboleta?

    Efeito borboleta é um termo que se refere à dependência sensível às condições iniciais dentro da teoria do caos. Este efeito foi analisado pela primeira vez em 1963 por Edward Lorenz. Segundo a cultura popular, a teoria apresentada, o bater de asas de uma simples borboleta poderia influenciar o curso natural das coisas e, assim, talvez provocar um tufão do outro lado do mundo.

    Sou um "dinossauro" em matéria de acreditar. Logo vivo penando no "custo a acreditar"...

    2
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Sr, Reinse, você certamente já ouviu falar no estatuto da terra e em Celso Furtado, dito desenvolvimentista nacionalista e Roberto Campos, dito desenvolvimentista internacionalista. Pois bem, esse último também chamado liberal e celebrado pela "direita" liberal, foi um dos responsáveis por incluir no Estatuto da Terra as noções de "finalidade social da terra", era contra os proprietários possuírem terras como reserva de valor, e aí está a origem da teoria de que terras improdutivas devem ser desapropriadas. E muitas outras coisas que atrapalham a vida dos produtores, e por que não, dos trabalhadores, ah sim, ele também foi responsável por retirar como forma de pagamento aos peões a moradia e a comida, sendo um dos grandes responsáveis pelo êxodo rural. Mas enfim, somos um povo sem memória, sem conhecimento do passado e sem conhecer o passado não entendemos o presente e sequer podemos imaginar o futuro.

      4
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Muitos veneram Roberto Campos como um liberal. ... ... Sr, Rodrigo, sempre vi esse penduricalho "finalidade social" uma aberração. Pois se a terra sofre desse pecado, a área de terra que a Avenida Paulista ocupa deve ter os mesmos atributos... ... Ou seja, quero a minha parte social do Parque Trianon, que fica na região da Paulista ... ... Uns 5.000 M² já satisfazem o meu legado. ... ...

      1