Fala Produtor - Mensagem

  • João Batista Olivi Artur Nogueira - SP 03/12/2019 09:23

    Ei pessoal, essa briga do Trump versus Bolsonaro mais uma vez não está sendo compreendida pela nossa mídia caolha... O Trump está reclamando da desvalorização do real frente ao dólar. Esse é o.motivo do busilis... 10% diz o presidente americano (o mesmo vale para a Argentina, mas por motivos diferentes, que explico já). Basta que Paulo Guedes comece a comprar dolares que a guerra (com os americanos) acaba... Mas aí quem ganha é o Lula, certo?

    Quem acompanha a campanha vencedora de Donald Trump deve se lembrar que ele dizia: América First! Ou seja, empregos aqui dentro, dizia ele (e continua dizendo) com aquela voz esgarnicada... O que ele mira na guerra comercial com a China é a diminuição da paridade com o yen (que vale 7 vezes menos que o dólar). E apesar de toda a guerra de tarifas, Xi Jiping não deixa a moeda chinesa valorizar. Afinal, vende mais, quem vende mais barato. Assim a China cresceu e cresce.

    Agora surge o Brasil com a mesma proposta: desvalorizou o Real (4,21 ontem) e a nossa soja, milho, celulose, minério de ferro, petróleo, café, laranja, carnes, ficaram mais barato. E de quem a China compra?. Ora, onde e de quem vende mais barato... No Brasil... E o Trump, a caminho da reeleição, não pode perder os votos de seus fazendeiros. Daí o contencioso.

    Paulo Guedes já está em Washington explicando aos banqueiros americanos que a nossa desvalorização é virtuosa. E momentânea... O dólar subiu aqui por .. falta de dólares!! (Lei da oferta e procura, lembram-se?). É que com os juros zero no Brasil (ou a caminho de...) não vale a pena mais fazer o carry trade (trazer dólares para comprar juros). Uma conquista do governo Bolsonaro (coisa inimaginável a um ano atrás!!!). Fora a tradicional remessa de lucros das multis nos finais de ano. Mas como estamos investindo (e gerando pressão inflacionária) a pressão contra o dólar deverá se modificar em breve. É isso que Paulo Guedes está dizendo aos americanos ( já os argentinos não podem dizer o mesmo, pois encontram-se na pindaíba)...

    Mas, mesmo que o Brasil resolva essa questão com Trump, surgirá logo ali na esquina o dilema maior... Com qual parceiro vamos seguir nossa viagem? O comprador Xi ou com o parceiro Donald?

    Essa resposta terá que ser dada por todos os brasileiros que votaram no mantra: "Brasil acima de tudo...lembram-se? Pois é, a vida é dura...

    Melhor, necessariamente, é ficar bem informado... Hoje o Notícias Agrícolas vai explicar isso numa entrevista com o André Perfeito, economista badalado e respeitado. Não percam...

    10
    • Tiago Gomes Goiânia - GO

      Ótimo João Batista. Apesar de ser ser importante a pluralidade de opiniões técnicas sobre questões econômicas gosto muito das palavras do André Perfeito, normalmente são mais realistas. Obrigado.

      3