Fala Produtor - Mensagem

  • leitor burocrata de Brasília Brasília - DF 20/01/2020 14:51

    Na minha época de estudante comunista, Robert Mugabe era um dos queridinhos de nossa história Como eram Fidel Castro, Muamar Kadafi até o aiatolá Komeini, pelo simples fato de serem inimigos da grande democracia americana. Deixemos de ser crianças. Tudo tem seu tempo. Mas a idiotice jamais deveria ser incentivada com dinheiro público: falo das universidades públicas. Uma excrescência sustentada pelos pagadores de impostos.

    Conheço bem a história dessa saga. Uma tristeza.

    Leio agora: Metade da população de Zimbábue passa fome. Este país era a antiga Rodesia do Sul e tinha um regime de apartheid mais radical que a África do Sul. Mas era sofisticado e tão rico que os negros, apesar do apartheid viviam muitíssimo bem. Um socialista chamado Robert Mugabe, fez uma campanha internacional com apoio inclusive da Inglaterra contra o regime de Ian Smith e acabou presidente do país. Chegou a ser condecorado pela rainha Elizabeth II . Se tornou um ditador sanguinário, trouxe de volta o cólera, destruiu a moeda do país. E agora um país que era rico, sofisticado tem metade de sua população passando fome. No mínimo curioso, não? Estou defendendo o apartheid? Não. Mas temos que tomar cuidado com promessas populistas e socialistas. Só isso.

    4
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Pois é, burocrata de Brasilia, acabei de olhar o NOVO modelo de balança comercial semanal da Secex... e é um lixo. Prá começar, o cabeçalho com as especificações dos dados e descrições roda junto com a página -- de forma que, depois de algumas linhas, não se sabe mais o que estamos olhando. É o que sempre digo, se dobrassem o salário de voces e mandassem para casa, ou para o Caribe em férias permanentes, o país já melhorava muito.

      6