Fala Produtor - Mensagem

  • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR 02/02/2020 04:13

    Engraçado, o comunismo foi implantado na Rússia no início do século XX, seguindo a doutrina de um alemão, Karl Max.

    Ocorre que, na mesma época, viveu com outro filósofo, de origem russa e, que era o seu maior adversário quanto a visão de mundo. Seu nome era Mikhail Bakunin.

    Ele era um opositor radical ao imperialismo russo da época. Sua vida foi entre fugas e prisões. Até que em 1868, se juntou a Associação Socialista Internacional dos Trabalhadores. Em 1872, no Congresso de Haia, foi dominado por uma luta entre os seguidores de Marx, que defendiam o uso do Estado para provocar o socialismo, e a facção anarquista de Bakunin, que argumentava em prol da substituição do Estado por federações locais de trabalho autônomos. A facção de Bakunin perdeu a contenda e, em seguida os seguidores de Marx conseguiram expulsá-lo da Associação.

    Segue um aforismo de autoria de Bakunin: "Se você pegar o mais ardente revolucionário, e investi-lo de poder absoluto, dentro de um ano ele seria pior que o próprio czar" (czar, traduzido é: imperador).

    A seguir um trecho escrito por Bakunin sobre as estratégias marxistas: "Assim, sob qualquer ângulo que se esteja situado para considerar esta questão, chega-se ao mesmo resultado execrável: o governo da imensa maioria das massas populares se faz por uma minoria privilegiada. Esta minoria, porém, dizem os marxistas, compor-se-á de operários. Sim, com certeza, de antigos operários, mas que, tão logo se tornem governantes ou representantes do povo, cessarão de ser operários e por-se-ão a observar o mundo proletário de cima do Estado; não mais representarão o povo, mas a si mesmos e suas pretensões de governá-lo".... Quem duvida disso não conhece a natureza humana.

    3