Fala Produtor - Mensagem
-
Adalberto José Munhoz Campo Mourão - PR 13/04/2020 09:36
-
Liones Severo
Porto Alegre - RS
Caro Adalberto, em síntese: 1) A APROSOJA estimou a perda da safra de soja do RGS em 9,3 mmt. 2) Rio Grande é o 2º. maior porto embarcador de soja para exportação em 12/13,0 mmt anualmente, praticamente tudo para a China. 3) Nesse contexto a exportação fica reduzida em 8,0 mmt, e haverá pressão para outros/estados recompor esse volume, embora já estejam praticamente vendidos/comprometidos. 4) Alternativamente, essa demanda será transferida para os EUA, porém somente aconteceria quando a soja brasileira estiver com preço mais elevado do que daquela origem. Neste caso, o prêmio no Brasil deveria subir de 40/50 cents/bu para justificar a troca. 5) O Rio Paraná, onde embarca cerca de 75% da exportação de graneis da Argentina, está com o nível mais baixo em 10 anos, e de onde os navios não conseguem sair com cargas completas pela redução de calado. Se observarmos as águas das cataratas do Iguaçu, veremos que a solução pode demorar. Também transferindo demanda para o BR e EUA. 6) Dólar: embora o Real tenha sido a moeda que mais desvalorizou este ano, concorrendo com o Rublo, ainda há forte exposição para novas desvalorizações. Abraços.
-
Carlos William Nascimento
Campo Mourão - PR
Estão atravessando o Rio Paraná a pé, logo abaixo da Ponte da Amizade. Inacreditável. Recebi alguns videos de um amigo de Foz do Iguaçu. Só acreditei porque liguei para ele e perguntei da veracidade, pois era video encaminhado... E esta informação sobre a Argentina (da semana passada) as embarcações estão com sérios problemas para serem embarcadas em Rosário. A falta de chuvas vai completar um ano aqui no Paraná. Começou na colheita do milho safrinha de 2019. De lá para cá, vivemos a conta gotas e de pura sorte com chuvas de manga para a grande maioria. As perdas no milho safrinha estão consolidadas. Muito triste.
-
Liones Severo
Porto Alegre - RS
Gostaria de pedir ao Sr. Liones Severo sua visão sobre o mercado da soja daqui pra frente, pois surgiu notícia dizendo que no segundo semestre vai haver ociosidade nas indústrias do complexo soja... precisamos saber se isso pode afetar a cotação da soja... e também gostariamos de sua avaliação sobre o peso do dólar para formação de preço.... boa semana a todos!