Fala Produtor - Mensagem

  • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR 14/04/2020 06:10

    O que estamos vendo e, o que estamos enxergando atualmente?

    A humanidade sofre vais e vens de tempos em tempos. Vivenciamos tempos, onde a necessidade de possuir bens de consumo é o objetivo maior, é o que nos dá a sensação de bem-estar.

    A sociedade procura simplificar a complexidade, definindo padrões com PIB, IDH e, tantos outros. O padrão PIB é o que define se aquela sociedade está progredindo ou não.

    Os países que possuem os maiores PIBs, são vistos como os exemplos a serem seguidos. Tudo bem, é o costume, não?

    Agora, com essa nova realidade, ou melhor, um fato novo. Vemos tudo virar ao avesso. Governantes, priorizam recursos arrecadados para a área A e, não para B. Tomam atitudes que vai impactar diretamente no PIB, reduzindo-o. Dizem que é necessário.

    Mas, o que é o PIB? Segundo consta é a soma de todos os bens e serviços produzidos em uma área geográfica em um determinado período (podendo ser um ano ou um trimestre). Sendo assim, o PIB representa a dinâmica econômica do lugar, apontando o possível crescimento da economia.

    Agora, a economia é a ciência que estuda os fenômenos relacionados com a obtenção e a utilização dos recursos materiais necessários ao bem-estar. Mas, se a sociedade está em regime de distanciamento social ampliado, há uma redução drástica dessa interação de produção e consumo.

    Qual é a lógica? Para onde estamos caminhando? Se os fenômenos relacionados com a obtenção e a utilização dos recursos materiais necessários ao bem-estar, não estão sendo realizados a contento.

    Será um caminho de tornar a sociedade doente?

    Qual é o papel que o Estado deve assumir, nessa nova realidade?

    Veja que são muitas perguntas e, com certeza, poucas respostas pois, pela dimensão que o problema se tornou, será mais um aprendizado que a humanidade deve passar.

    Espero que isso, nos condicione costumes mais humanos!

    3