Fala Produtor - Mensagem
-
Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR 18/06/2020 11:39
-
Cácio Ribeiro de Paula
Bela Vista de Goiás - GO
Leitura completa, Sr. RENSI! Permita-me acrescentar ainda...:
Vendem seguro como sendo a melhor "coisa" para o agricultor. E mais: acham que estão enganando os "TROUXAS"!! É simplesmente ridículo o tal SEGURO AGRÍCOLA!!
O melhor, mais barato e mais eficiente seguro da lavoura: CORREÇÃO ADEQUADA DO PERFIL DO SOLO E FORMAÇÃO DE BOAS E ESTÁVEIS PALHADAS EM QUANTIDADES ACIMA DE 6 TONELADAS DE MATÉRIA SECA POR HECTARE..!!
Incomparável!!
-
Paulo Roberto Rensi
Bandeirantes - PR
Sr. CÁCIO, se você financiou ou fez uma troca em algum balcão, pegando todos os insumos para tocar a lavoura e ficou devendo tantos sacos, e, vamos ao extremo, teve frustração total, ou seja, não teve colheita, você ficaria devendo tudo para a próxima safra ... mas se tivesse feito um seguro que viesse a cobrir "o capital do terceiro", o seguro vai pagar o seu credor, e você vai ficar "embalado" naquele sonho da maioria... NA SAFRA QUE VEM, VAI DAR !!!
-
Cácio Ribeiro de Paula
Bela Vista de Goiás - GO
Olhando os detalhes sobre o "seguro".
As companhias seguradoras servem à quem?
O seguro resguarda o "capital" das detentoras do capital ou resguarda o "capital" do segurado?
É simples entender: Quando você exerce uma atividade, você tem um objetivo... lucrar!
Tá, qual é o lucro (normal) obtido pelo setor em que sua atividade está inserida?
Existem vários parâmetros mas, vamos num mais fácil de entender: sacos/ha ... Então, vamos fazer um seguro que nos de a garantia de uma renda ($) por ha plantado. Será que eles (seguradoras) fazem esse tipo de apólice?
Se você for no mercado ver os "donos" das seguradoras, todas têm um vínculo maior com uma das partes envolvidas. Por exemplo: BRADESCO, ITAU, CAIXA, BANCO DO BRASIL têm suas próprias seguradoras. É praxe a "pressão" exercida aos produtores rurais na hora da contratação de financiamentos rurais a "venda casada" de um seguro de vida. Se você morrer, acha que vai ser a viúva que vai pegar o seguro, ou vai ser o banco que vai receber o financiamento?
Quanto as tradings que adiantam os insumos para que o produtor faça a implantação e condução de sua lavoura. O seguro cobre só o "capital" usado para a aquisição dos insumos. A sua parte é aquela que "não faz parte" da apólice. Ou seja, esse mecanismo capitalista é aquele que "eles entram com o cachimbo e você fica com o fumo".
SERÁ QUE ESTOU ENXERGANDO "COISAS" ???