Fala Produtor - Mensagem

  • Vladimir zacharias Indaiatuba - SP 27/08/2020 18:59

    MOURÃO PÔS O GALO PRA COZINHAR -- Dentro da sua sabedoria e conhecimento de grande estrategista militar que é, o nosso Vice Presidente planta sementes para a reflexão... Será que o Mercosul, onde somos sócios compulsórios da Argentina de Fernandes e Cristina, é o melhor fórum para defender os interesses de longo prazo do Brasil? Será confiável abrir nossa economia para uma Europa decadente, onde a opinião de uma "pirralha" é pretexto para blefes e ameaças? ... Como foi dito, esse acordo está sendo costurado há mais de vinte anos. Será que as verdades de vinte anos atrás permanecem válidas?

    Há vinte anos atrás éramos uma economia fechada e atrasada que mendigava desesperadamente por moedas fortes.

    Há vinte anos atrás não havia a China potência, e as florescentes economias do sudeste asiático ávidas pelas commodities agrícolas e minerais, das quais nos tornamos campeões de produção e produtividade.

    Há vinte anos seria chamado de louco quem dissesse que seriamos detentores do poder de interferir na guerra econômica entre as duas grandes e únicas potências mundiais e que os alimentos se tornariam uma arma mais poderosa que o petróleo (que por sinal agora também temos)...

    Essa pandemia deixou claro um fato inexorável: "O multilateralismo está enterrado". O Brexit foi só um aperitivo do que está por vir.

    Os acordos pontuais e bilaterais entre governos ou empreendedores particulares prosperarão rapidamente.

    Um eventual acordo com o Reino Unido é possível e poderá ser interessante para ambas as partes.

    Será muita ingenuidade acreditar que irá evoluir satisfatoriamente um acordo que mistura interesses econômicos e políticos de França, Alemanha, Holanda, Portugal, Itália, Polônia, Hungria..........

    Assim os brasileiros terão de pensar mil vezes antes de se aprofundar nesse tipo de acordo com uma região que com seus ares prepotentes se arvora superior. mas que de tempos em tempos só resolve suas divergências com guerras.

    "A lebre está levantada!"

    2
    • Gilberto Rossetto Brianorte - MT

      Parabens Sr. Vladimir ... é isto mesmo. Chega de submissão e extorsão. Os europeus não aceitam uma pequena sugestão no seu território, mas querem mandar no Brasil. Prá mim mandava colocar nos aeroportos e portos uma placa: "O Brasil é um pais soberano e não está a venda".

      1
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Isso mesmo, 100%, Vladimir.

      1