Fala Produtor - Mensagem

  • FABIANO DALL ASTA Canarana - MT 14/09/2020 21:40

    A grande imprensa noticia queimadas no pantanal e na amazônia e, como sempre, culpa os pecuaristas que estariam colocando fogo para aumentar suas pastagens. Realmente esse país não dá pra levar a sério mesmo... Moro em Canarana, no MT, e nesse fim de semana duas fazendas aqui sofreram com incendios em suas palhadas de milho, ocasionados pelo fogo que vieram de uma reserva indígena... Mas nada é noticiado.. Sinceramente não sabia que o efeito do fogo na vegetação na área da reserva indígena e nas áreas dos produtores são diferentes ? ... quem sabe esse fogo não prejudica o meio ambiente.

    Pois bem , em relação aos prejuízos causados aos produtores , quem será responsabilizado por isso ?

    Os produtores "desmatadores , responsáveis pelo aquecimento global, pelo excessivo preço do arroz e da carne , provavelmente terão que provar a origem do incêndio , porquê sabemos que é muito mais fácil eles serem multados .

    Nesse país , existem classes e grupos que só tem direitos enquanto outras só tem deveres .

    O mais impressionante é que muita gente ainda desconhece a realidade das coisas !

    Lamentável !!!!

    4
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Antigamente o proprietario da area era multado-----Posteriormente se tornou obrigatorio a policia florestal demonstrar que o proprietario era realmente culpado para poder aplicar a multa----Diante da ja' conhecida ineficiencia das repartiçoes estaduais sera' necessario acrescentar mais um passo no processo para facilitar a identificaçao dos culpados...

      2
    • Cácio Ribeiro de Paula Bela Vista de Goiás - GO

      Todos perdemos, e muito, com as queimadas em descontrole... Há que deixar em evidência alguns pontos:

      1) a origem das queimadas: o fogo pode vir de processo NATURAL, ACIDENTAL ou PROVOCADO INTENCIONALMENTE (este, CRIMINOSO); e 2) Ainda que se façam e se cumpram LEIS RIGOROSAS, no intuito de punir os CRIMINOSOS, há que se avançar muito no processo EDUCATIVO de toda a sociedade, sob pena de continuarmos discutindo "ad eternum" o problema..., sem solução alguma!!!

      Tantos e incontáveis avanços... e continuamos enfrentando problemas da ÉPOCA DAS CAVERNAS. LASTIMÁVEL!!

      2
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Eu gostaria de frisar que 2019 foi um ano de muitas queimadas... Queimaram um total de 9.762 Km², ou aproximadamente 2 milesimos da Amazonia Legal... Seriam necessarios 100 anos como 2019 para se chegar ao 20% permitido pelo Codigo Florestal...

      4