Fala Produtor - Mensagem

  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC 13/02/2021 08:53

    Quem entendeu o que escrevi deve estar com a mesma sensação de incomodo com a postura da Conab. Como é que eles não usam todos os argumentos de risco relativos a datas de plantio nas diferentes regiões do país? No sul do MT a umidade relativa do ar está alta e estão ocorrendo precipitações praticamente todos os dias, a colheita não avança e tampouco o plantio do milho safrinha. Isso não devia ser utilizado nos relatórios? Ao invés disso, num otimismo irracional a Conab se alinha ao USDA e projeta uma super safra.

    5
    • Carlos William Nascimento Campo Mourão - PR

      TED explica.

      0
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Carlos, agora a pouco falando com um amigo vizinho que está colhendo, conversei sobre essa situação das análises da Conab. Ele é delegado da aprosoja e me falou que estão dizendo que a situação é a seguinte, preste bastante atenção, o aumento da safra se dará em função do aumento no uso de tecnologia?!!!! Eu rebati...mas espere, o dogma não é mais que a partir de uma data especifica de fevereiro o risco de perdas aumenta muito e que por isso mesmo todos até então recomendavam diminuir o nivel tecnologico que eleva os custos e consequentemente aumenta os riscos? Pelo jeito não esse ano. Talvez em um passado distante isso fosse verdade, hoje segundo os defensores da idéia de aumento de produção pelo aumento do nivel tecnológico, isso não vale mais. O que dizer disso William? Sinceramente se eu pudesse dizer o que sinto meu comentário seria excluido, tendo eu razões ou não. E ainda tenho que ouvir de alguns dementes que estou aqui nas caixas de comentários porque quero me arrumar na vida e não porque, como qualquer outro comentarista, tenho a liberdade, dada pelo site, de expressar meus pensamentos. Por fim é isso amigo, não é somente a hipocrisia de nossos politicos e burocratas, temos que tolerar a duras penas também a imbecilidade desses que se acham a elite da sociedade brasileira quando não passam de vagabundos imbecis em postos que não deveriam jamais ocupar.

      3
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Ainda quero complementar esse comentário dizendo o seguinte. Não importa o nivel tecnologico da cultura do milho safrinha no centro oeste a partir de data determinada pela pesquisa pelo risco exagerado de perda total da lavoura pela seca. O risco não compensa o investimento, o que pode levar a grandes prejuizos por parte dos produtores.

      3
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Isso para mim significa que os politicos e burocratas estão afirmando que o produtor irá correr os riscos por sua conta devido aos altos preços do cereal. E, mesmo que fosse, isso por si só é garantia de uma super safra?

      4