Fala Produtor - Mensagem
-
Carlos William Nascimento Campo Mourão - PR 17/03/2021 11:14
Comentário referente a notícia: Safrinha de Milho: Apesar do atraso severo no plantio, potencial produtivo ainda pode ser alcançado-
Tiago Pandolfo
Balsas - MA
Queria saber como aumentam a produção do milho safrinha plantando grande parte fora da janela ideal. Só se chover muito em abril e maio, o que não é normal. Essas projeções são apenas para baixar preço do milho. Dedo de quem, de qual empresa nesses números?
-
CESAR AUGUSTO SCHMITT
Maringá - PR
Lá vem o Conabão cheio de ilusão.....mas será que esses caras não aprendem nunca que escritorio com ar condicionado, cafezinho e excel não é roça?
-
Paulo Roberto Rensi
Bandeirantes - PR
Sr. CARLOS WILLIAM NASCIMENTO, posso estar errado mas, não existe no portfólio de algumas empresas produtoras de sementes de milho a quantidade de energia que o material exige para atingir o seu potencial produtivo? ... Essa energia se refere as horas de sol necessária durante o ciclo. ... Tanto que quando tem muitos dias nublados durante o período vegetativo há uma redução de produtividade, mesmo nos cultivos de verão.
-
Carlos William Nascimento
Campo Mourão - PR
Correto. Isto é ciência. A não ser que a Conab e os analistas parem o movimento da terra ao redor do sol. Se eles acham 136 mi de toneladas de soja no Brasil, podem facilmente chamar o super homem pra parar a terra.
-
Leodir Vicente Sbaraine
Terra Roxa - PR
Parabéns Sr. Carlos, o sr. está coberto de razão em todos os seus comentários, estas Super Safras que estão divulgando aos 4 Ventos não Existe, infelizmente, apenas querem impressionar o Mercado, lógico, só para Baixo, a realidade do é bem outra, ou seja Soja no Máximo 125 milhões de toneladas e Milho Safrinha menos de 80 milhões de Ton. , não enganam mais ninguém , quem viver Verá,...
-
CESAR AUGUSTO SCHMITT
Maringá - PR
Considere-se nessa questão da luminosidade e energia, que não há um parâmetro. Não existe um padrão definido. Penso que cada empresa usa a sua maneira, portanto, para o campo serve apenas como uma pequena noção do ciclo do hibrido.
-
Tiago Pandolfo
Balsas - MA
Vocês notaram o esforço que as agências governamentais, os ditos consultores e analistas que dão plantão gratuito nas tvs e sites, fazem para alardear super safras? Manipulam dados descaradamente para anunciar oferta abundante. Enquanto nós, agricultores, não fizermos o contraponto destas estimativas fajutas, seremos coadjuvantes do famoso agronegócio. Enquanto fiz parte de sindicato rural, pedi a federação para fazer estimativa de safra junto aos sindicatos municipais. Não fizeram e nunca irão fazer. CNA acabou e também não tem interesse que a verdade seja dita. Espero que a Aprosoja tenha a coragem de fazer. Os diretores tem que entender que este serviço é a prioridade da associação. Falsas estimativas de safra é o que mais impacta nos preços pagos aos agricultores, diminuindo nossa renda e transferindo muito dinheiro para os interessados em anunciar oferta abundante. Nada mais importa, Aprosoja. A safra de soja brasileira não chegará a 120 mi de toneladas. Todos, repito, todos os estados produtores tiveram problemas durante o ciclo da soja. Aqui no oeste do Paraná a quebra passa fácil de 15%. Mas divulgam até aumento na safra. Estimam agora a safra brasileira em 136 mi de toneladas. O milho safrinha nem foi plantado e já anunciam recorde de produção. A realidade é que plantamos milho um mês atrasado. Não existe maneira (exceto uma obra de Deus) que faça a safra ser cheia. Não é questão de geada ou chuva, é simplesmente a duração do dia, número de horas de sol para a cultura. Tem que ensinar os ditos analistas que os dias estão cada vez mais curtos e isso afeta muito o milho safrinha aqui no Paraná. Fazem estimativas doidas, mas não explicam como chegaram nesses números fabulosos. Bem, na verdade desconfiamos a razão.