Fala Produtor - Mensagem

  • elcio sakai vianópolis - GO 19/03/2021 11:10

    Sei que quando se faz um investimento num maquinário agrícola novo, a emoção fala mais alto do que a razão. É lamentável que até hoje ainda caímos nas conversas e promessas de alguns vendedores e firmas. Fazemos investimentos de algumas centenas de milhares de reais ou até milhões em um maquinário que tem toda a evolução e tecnologia embarcada, mas que na hora que precisamos de algumas peças de reposição ficamos sem tê-las nos estoques das várias concessionárias do Brasil. Precisamos contar com a sorte, pois dependendo da peça que quebre no inicio da colheita, podemos recebê-las apenas após o termino da colheita.

    No meu caso particular onde tenho uma colhedeira que em 2014 comprei nova, estou precisando de algumas peças pra poder continuar a minha colheita, pra minha surpresa as peças que preciso não tem na fábrica, pedindo hoje deve chegar depois de acabar a minha colheita da soja. Única solução possível, terceirizar uma colhedeira pra conseguir terminar a colheita da soja.

    Fico pensando qual seria a melhor solução pra este problema que venho enfrentando, todo ano faço uma revisão da máquina antes de iniciar a colheita pra diminuir esses contratempos, mas mesmo assim não está adiantando, pois imprevistos sempre acontecem.

    Talvez a solução seja desistir de fazer certas renovações de frota com maquinários novos. No caso de colhedeiras estou pensando seriamente em tirar opiniões com os estabelecimentos de ferros velhos de colhedeiras pra ver qual marca e modelo eles tem maior disponibilidade de peças, se peça nova não tem no mercado talvez a solução esteja em comprar peças usadas ou conjunto inteiro daquilo que estragou. Pra isso tenho que adquirir uma maquina seminova ou usada que tenha boa disponibilidade de peças usadas e esquecer a emoção de comprar um equipamento novo.

    A razão tem que falar mais alto, pois trabalho numa empresa a céu aberto.

    Não está adiantando nadar contra a correnteza, por mais que me esforço, não estou conseguindo sair do lugar. Estou fazendo a estratégia errada, hora de mudar.

    1
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Sr Elcio , qual e' a marca dessa colhetadeira ??

      0
    • elcio sakai vianópolis - GO

      New Holland CR 5080, hoje me deram prazo pra entrega das peças: 50 a 60 dias. É uma piada de mau gosto não ter uma lei que obrigue as marca CNH ou qualquer outra marca a não ter um estoque de peças a nível nacional.

      Meu avô foi cliente fiel da Ford New Holland, meu pai continuou a fidelidade com a empresa mesmo ela se tornando CNH (case new holland) e eu estarei quebrando esta fidelidade de gerações devido esta empresa CNH não ter nenhum respeito com o agricultor.

      Só pensam em gerar lucros pros investidores nas vendas de maquinários novos, na hora de comprar peças de reposição ganhe este pequeno prazo de 50 a 60 dias como brinde. Se não quiser aceitar essa condição, deixe sua maquina parada até virar sucata e vender pra um ferro velho.

      Estou triste com estas estratégias de empresas, onde a venda do maquinário novo tem mais valor que a assistência.

      A nossa lei precisa mudar, se estivesse nos Estados Unidos e uma peça demorasse mais que três dias, essa empresa com certeza seria atuada pelo órgão fiscalizador.

      1