Fala Produtor - Mensagem
-
eber siqueira Brasília - DF 24/05/2021 11:56
Comentário referente a notícia: “Embrapa segue firme perseguindo a alta produtividade nas variedades de sojas convencionais”, afirma Embrapa Cerrados-
Cácio Ribeiro de Paula
Bela Vista de Goiás - GO
Sr EBER SIQUEIRA, gostaria muito de concordar 100% com você, mas nessa CORRIDA DE GIGANTES a EMBRAPA ficou bastante pra trás.
Creio que ela não terá fôlego pra recuperar a "DISTÂNCIA TECNOLÓGICA" perdida para inúmeros "concorrentes"...
-
Paulo Roberto Rensi
Bandeirantes - PR
Sr. CÁCIO, por acaso o Sr. se lembra quando começou o lançamento dos OGMs... Quais eram as variedades que serviam de "cavalo" para serem implantados os genes que iriam "salvar a lavoura" ... TEM ALGUMA LEMBRANÇA ???
-
Cácio Ribeiro de Paula
Bela Vista de Goiás - GO
Sr. RENSI, me lembro sim. Isso é parte de um gigantesco complexo de ganhos que a CIÊNCIA AGRONÔMICA trouxe ao Mundo nas últimas décadas...
Não pense o Sr que a crítica que fiz seja deletéria ou desvalorizando a EMBRAPA.
Pelo contrário, ela tem "tirado leite de pedras", produzindo muito com escassos recursos, comparativamente a uma Bayer ou a uma Syngenta, por exemplo.
No tocante à produção de CIÊNCIA não deixa a desejar.
Quando se soma INTELECTO + RECURSOS FINANCEIROS...., fica impossível querer o mesmo desempenho.
Foi nesse sentido que fiz minhas colocações.
-
Paulo Roberto Rensi
Bandeirantes - PR
Hoje sou só um passageiro no ônibus que trafega pelas estradas da vida, mas quando a soja transgênica foi liberada para a produção e comercialização em solo brasileiro, eu estava na lida. Lembro-me que muitas "RR" tinham como seus cavalos os materiais da EMBRAPA. Ou seja, todos os testes necessários para que um material seja colocado à venda, esses materiais já tinham sido aprovados.
Nessa guerra, muitos pesquisadores que trabalham nessas multinacionais são "EX" da EMBRAPA ...
Entendi sua colocação, só estava querendo reforçar esse meu entendimento ... Obrigado !!!
-
Americo Cardoso Fernandes
Jesuítas - PR
A situação é que o nosso governo proibiu a entrada da soja transgênica..., era proibido até a pesquisa com a soja transgênica no Brasil..., naquela época, aqui em nossa região no Paraná, reinava as variedades de soja da Embrapa e da Coodetec, e quando liberaram a soja transgênica, nós não tínhamos variedades adaptadas para a nossa região..., dai vieram as empresas multinacionais, com variedades adaptadas na Argentina, que foram bem aceitas em nossa região, ex. Nideira, Dom Mario, Syngenta...
-
Gilberto Rossetto
Brianorte - MT
Américo, lembra que o Governador Requião prometeu prender quem plantasse RR e inclusive proibiu o Paraguay de transitar no solo paranaense com produtos transgênicos???. Naquele época, quase 100% das exportações do PY eram embarcados via Porto de Paranaguá.
Diante dessa palhaçada do Requião, o Paraguay montou um eficiente sistema de barcaças e hoje exporta via Mar Del Plata, com custos menores. E até presta serviços ao Brasil... Ainda bem que Requião não foi reeleito. Mas os prejuízos ao Brasil ficaram.
-
Cácio Ribeiro de Paula
Bela Vista de Goiás - GO
Parabéns a Embrapa Cerrados! É preciso urgente ações em investimentos e divulgação da soja convencional e outros grãos convencionais, remineralizadores, biológicos, para que possamos produzir com menos dependência de insumos estrangeiros, além de forçar a venda com valor agregado de produtos da agropecuários sustentáveis.