Fala Produtor - Mensagem

  • Rodrigo Polo Pires 18/06/2021 08:43

    A política moderna é essencialmente uma estratégia sem fé nem lei para a tomada do poder e para sua exploração; é portanto um despotismo sistemático e não acidental. Não está mais a serviço do bem comum temporal. É por isto que a palavra "política" e o fato político estão desacreditados, como estava desonrada a profissão das armas quando nasceu a cavalaria.

    A reforma intelectual não visa a tomado do poder nem mesmo do poder cultural. Ela quer outra coisa: quer a restauração do aprendizado.

    O homem é votado à aprendizagem e ao aperfeiçoamento, isto é, ao esforço de adquirir aquilo que é superior a ele mesmo: superior na ordem do saber, na ordem do saber fazer e na ordem da sabedoria. Quando, por princípio, se imagina que não há nada superior ao eu individual, à própria consciência e à própria vontade livre, o aprendizado não tem mais sentido, não há mais aperfeiçoamento. Estamos atualmente neste ponto. Todos os graus de ensino estão fundados na crença de que tudo se pode saber sem nada se ter aprendido. A isto se chama respeitar e cultivar a criatividade de cada um. Maurras caracterizou bem as duas atitudes mentais:

    "Um moço que quer amadurecer pode dizer a si mesmo:

    Com quem parecerei? Comigo mesmo? Com o que tenho de mais ‘eu-mesmo’? Acentuarei a minha personalidade, reforçando todos os traços de meu natural?

    Como pode dizer também:

    Tornar-me-ei parecido com alguma coisa de melhor e mais alta do que eu?"

    9
    • GERALDO JOSE DO AMARAL GENTILE Ibaiti, Parana, Brasil - PR

      ...e 8 imbecis votam negativo... Vivemos tempos de decadência intelectual e moral. Pequenos seres microcéfalos cerebrais odeiam a meritocracia, o esforço pessoal, o crescimento em suas várias formas, o aprendizado. Sabem que são inferiores, incompetentes e covardes e por isso odeiam os que são "farinha de outro saco". Pobres infelizes...são dignos de piedade e desprezo. Lixo ..., como dizem os que trabalham e produzem.

      9