Fala Produtor - Mensagem

  • Sabrielle Siqueira Foletto alta floresta - MT 19/06/2021 13:43

    Agradeço ao Maurício Bellinelo por explicar o mercado financeiro aqui neste site, porém sou extremamente crítica sobre ele falar que opera preço e não se está nem aí com os fundamentos, ... respeito a opinião dele, e se para ele dá certo, beleza!

    Porém aqui temos produtores que estão preocupados com o clima, com a sementes, adubos, funcionários, óleo diesel, dólar, maquinários etc.. incentivar o produtor rural a travar preço é muito perigoso ou entrar na bolsa com o mercado tão volátil como está.

    5
    • Rodrigo Polo Pires

      O Mauricio Belinello não entende que pode ser mal compreendido quando diz que a própria opinião não vale nada. Aqui é um espaço de opiniões, e dizer isso em video pode levar a maioria das pessoas a pensar que aquilo que elas pensam não vale nada. Mas ele está falando de outra coisa, ele está falando de preço, ... nenhuma opinião vale nada quando se trata de saber para onde vão os preços, se vão lateralizar, subir ou cair. E ele tem razão nisso, então ele desenvolveu uma forma de operar,( ou copiou de alguém, isso é irrelevante), que funciona e ele acredita que qualquer um é capaz de operar como ele opera. Nesse caso Mauricio, tenho certeza que não, talvez com tua ajuda, mas sozinhos não. As perdas sem dúvida são inevitáveis para quem produz grãos. Eu penso que, já disse isso aqui, mas todos gostam de bater só no que os desagrada, um produtor pode ser também um operador como o Mauricio, mas isso não é para todos, e o que falo não é uma questão de opinião, é a verdade e onde a verdade chega a opinião cala. A não ser que o sujeito tenha potencia para contratar gerentes, administradores, diretores, a Sabriele tem razão, não dá prá um produtor ficar operando bolsa. O produtor tem um papel a desempenhar e o Mauricio também. Embora haja muita especulação no que digo, uma coisa é certa, o produtor DEVE fazer hedge, o produtor DEVE travar preço, e na bolsa de valores sim. A ganancia é sempre má conselheira. E insisto, é preciso explicar o básico, pois dizer FAZ UMA PUT ou FAZ uma CALL é dizer algo vago, o produtor precisa primeiro fixar na cabeça que CALL é uma opção de compra, que pode ser comprada ou vendida e que PUT é uma opção de venda, que também pode ser comprada e vendida. Quando voce compra uma PUT, prestem atenção...comprar uma PUT significa comprar uma opção de VENDA. Quem vende, o lançador, se compromete a pagar o preço determinado, na data determinada pela opção. Se o sujeito diz para voce, eu garanto o preço de 10 reais para voce em setembro, se em setembro o preço estiver 5, ele vai ter que pagar os 10. Isso não significa que ele perdeu 10, perdeu 5. Essa explicação é bastante simplória, é mais complicado que isso na prática, falo do entendimento do que se está fazendo. Belinelo acha que isso não importa, eu acho que sim,... movimentos como o da semana passada são exceção não regra.

      21
    • elcio sakai vianópolis - GO

      Sabrielle, o Mauricio Bellinelo sempre deixou bem claro que ele não é produtor rural, e sim um operador no mercado de commodities (atuando como especulador)..., com relação às operações de bolsa, as "opções" servem para o produtor se proteger contra a volatilidade dos preços das commodites, ou seja, quanto mais o preço estiver volátil na bolsa, melhor esta ferramenta terá sua eficiência. Lógico que não é uma coisa fácil de entender e muito menos de aprender, (é simples, mas não é fácil), além de ter um custo que nem sempre está acessível a maior parte dos produtores, (pois variam conforme o necessidade do produtor, além da incidência de tributos e do câmbio).... Seu comentário é muito válido, pois paradigmas servem pra serem quebrados, ... se há uma ferramenta que possa nos tornar mais eficientes como produtores temos sim a oportunidade de pelo menos entendermos como estes mecanismos funcionam. Operar individualmente na bolsa será é um próximo passo, o passo seguinte.. primeiro temos de entender como funcionam as "opções", depois fica na decisão de cada um se iremos ou não exercer o conhecimento adquirido.com o curso de introdução às commodities.

      2
    • Adalberto José Munhoz Campo Mourão - PR

      Em minha opinião, as próprias cooperativas deveriam ter por obrigação repassar aos seus associados essa ferramenta das opções (de venda e compra no mercado de futuros), pois a finalidade de uma cooperativa de produtores é fazer com que seus associados sejam instruídos nas várias formas de se protegerem de alterações climáticas, das oscilações no mercado financeiro, e assim por diante... porém, as cooperativas não se preocupam muito com isso. Por que será?

      1