Fala Produtor - Mensagem

  • egidio balarotti astorga - PR 17/08/2021 10:55

    VENDA DE TERRAS A ESTRANGEIROS: Volto ao assunto. Segundo consta, será votado hoje, na Câmara Federal projeto(Venda de até 25% de terras de cada Município) Solicito a quem possa contatar deputados no sentido de barrar de vez esse Projeto, vez que o Senado aprovou com, apenas, oito votos contrários. (Em meus contatos notei, claramente, que interessa tanto a direita como a esquerda) Sem maiores detalhes trata-se, além do mais, SOBERANIA NACIONAL. A hora é agora, cada um que se diz patriota, fazer alguma coisa, quer ligando....

    8
    • leandro carlos amaral Itambé - PR

      Se aprovara venda de terras para estrangeiros, esse povo vai comprar o Brasil... pois com 1 dólar fazem mais de 5 reais.... vai ser um negócio da China....

      3
    • Aloísio Brito Unaí - MG

      Eu não vejo problema nesse projeto. Vender terra não é ameaça a soberania. Não tem nada haver, muito pelo contrário, traz investimentos, tecnologia, empregos em todos os sentidos, por toda a cadeia produtiva ganha com investimento direto de estrangeiros. Na Austrália o resultado é pujante, tem sido muito positivo. Acho retrocesso não participar desse mercado internacional. Esse papo de

      a China comprar o Brasil através desse procedimento, está errado. Mas… quem manda é a maioria. Atraso no desenvolvimento do País.

      111
    • Nadir Sousa Gameleira de Goiás - GO

      Egídio Balaroti, vi uma matéria tempos atrás que quase a metade das terras agricultaveis no Brasil tem hipoteca com bancos estrangeiros ou multinacionais do ramo de alimentação. Não sei se é verdade.

      1
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Esse e' o estilo facadinha depois de 25 vem 50 e ai por diante---O sr Aloiso nao entende que o estrangeiro que planta e' o primeiro interessado a exportar,, so' depois virao os Brasileiros todos fragmentados, sem força de praticar um preço compensador...

      3
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Sr Aloisio, o senhor nao tem noçao que o estrangeiro envia o lucro para a casa dele la fora, e por causa disso o brasileiro vai suar mais para equilibrar a balança comercial...

      3
    • Aloísio Brito Unaí - MG

      Carlos Meloni, o sr tem conhecimento do procedimento dos custos para a saída do produto para o estrangeiro? A propriedade administrada pelos estrangeiros tem os mesmos custos que o sr. teria para produzir e exportar. Ninguém, por mais que seja mágico, consegue produzir com custo zero ou impostos zero. Os estrangeiros só estão interessados em margem, expectativa de lucro com a vantagens competitivas eminentes e reais. Não tem como mandar nada de graça para o exterior. A questão é a quantidade de empresários, sejam chineses ou americanos, que vêm as vantagens competitivas de um negócio agropecuário no Brasil. Eles sabem que com investimento robusto e técnica, o agronegócio no Brasil é rentável. Nós estamos perdendo a oportunidade de receber recursos abundantes do estrangeiro, sedentos por negócios rentáveis. Só isso. Por favor, poderia me explicar como eles mandariam produtos agrícolas para o exterior isentos de custos e impostos? Desculpe a minha falta de entendimento nesse sentido, as vezes não tenho esse entendimento ou conhecimento que o sr quer me esclarecer.

      62
    • Aloísio Brito Unaí - MG

      Esqueci de mencionar o equivalente retirado de lucro para o estrangeiro versos o valor retornado em toda a cadeia produtiva para o País por cada real investido. Já fizeram essa conta?

      41
    • Aloísio Brito Unaí - MG

      ‘O equivalente de ganho real para toda a cadeia produtiva do Brasil em relação a cada R$ de lucro retirado do País.’

      41
    • Aloísio Brito Unaí - MG

      E digo mais, eu vejo uma quantidade enorme de terras com produções bem aquém do que poderiam produzir, com baixíssimos índices de produtividade, sabe porquê?

      Porque normalmente são fazendas de médicos, empresários urbanos, profissionais liberais que vão a propriedade uma vez por ano ou funcionários públicos ricos que usam uma fazenda com capacidade altíssima de produtividade, mas é usada só para produzir o franguinho caipira do final de semana de lazer. Não tem cabimento. Quanta demanda de mão de obra e equipamentos que essas propriedade poderiam estar utilizando e o quanto poderiam estar colaborando com o PIB nacional? Isso pra mim é um absurdo.

      46
    • carlo meloni sao paulo - SP

      SR ALOISIO o senhor entendeu tudo errado, o estrangeiro que plantar aqui tera' o mesmo lucro dos brasileiros, so' que eles levam o lucro para fora do pais assim como fazem a Volkwagen, a Fiat, a Honda a General Motors etc etc ... so' que industria cria muito mais empregos do que agricultura

      6
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      ALOÍSIO BRITO ... A Austrália é um país, ou melhor, uma ilha, que foi colonizada pelos ingleses. Lá o MODO DE PENSAR é baseado num sistema ANGLO-SAXÃO ... Com um detalhe, a TERRA não é de quem está em cima dela. TODA A ÁREA É DO GOVERNO ...& ... Para você explorá-la deve passar por "n" escrutínios, com um detalhe. Você assina um contrato com o governo por um tempo especifico. Ou seja, você ...SIMPLESMENTE NÃO É DONO DA TERRA !!! ... Mesmo assim, pela proximidade com a China, eles estão tendo diversos "problemas" com a forma de agir do PCC chinês... Existe corrupção até dentro das Universidades !!!

      4
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Ah! A Austrália nas décadas de 60/70 (século passado) era um dos maiores produtores de açúcar de cana-de-açúcar e, exportador de tecnologias dos processos de cultivo e produção dessa commodity. Hoje, resta a força em extração de minério de ferro.

      2
    • Aloísio Brito Unaí - MG

      Acabei me contradizendo, mas vou comentar. Como diz o Sr Paulo Renzi: "temos um anjo nos monitorando".

      Sr Paulo Renzi, em primeiro lugar, obrigado pela atenção em esclarecer fatos.(tenho conhecimento de tudo q o Sr falou). No mais, estudei na Austrália entre os anos de 1993 a 1995,, morei lá entre os anos de 2014 a 2018, e estou em procedimento de aquisição de fazenda na região de Queensland. Por isso falo sobre o que conheço.

      Entendo perfeitamente um pouco das ameaças de um projeto dessa magnitude, mas ainda tenho a convicção que a venda de terras para estrangeiros tem muito mais benefícios do que malefícios para a economia brasileira.

      Acho que sou um pouco audacioso para defender essa questão no meio de uma multidão específica que é totalmente cética a respeito desse assunto no Brasil. Mas precisamos colocar nossas interpretações. Mais uma vez obrigado a todos pela oportunidade.

      5
    • Elvio Zanini Sinop - MT

      OS CONGRESSISTAS; ANTES DE APROVAR ALIENAÇÃO DE TERRAS AGRICULTÁVEIS AOS ESTRANGEIROS ; OLHEM PARA QUANTOS MILHÕES DE BRASILEIROS QUE VIVEM NA PERIFERIA DAS CIDADES MAIORES DO BRASIL ' VERDE E AMARELO', PRIMEIRAMENTE OS DE CASA,, FINANCIAR OS QUE TEM VOCAÇÃO PARA A PRODUÇÃO AGRÍCOLA, PECUÁRIA , REFLORESTAMENTO, PISCICULTURA, CULTIVO DE ESSêNCIAS NUTRICIONAIS E MEDICINAIS, INCENTIVAR A INDUSTRIALIZAÇÃO NO CAMPO DOS PRODUTOS , AGREGANDO VALOR LA NO CAMPO, GERAÇÃO DE ENERGIA EÓLICA E SOLAR, E HIDRÁULICA ,

      3
    • Aloísio Brito Unaí - MG

      Sr Elvio Zanini, concordo com o Sr em todas as observações feitas, entretanto, esse é um problema muito mais complexo da nossa péssima cultura política e pública nacional. Essas observações é algo tão complexo nesse País, que chega a ser uma utopia.

      Uma coisa é toda a complexidade cultural e administrativa brasileira, outra coisa é a questão em debate, não dá para equipara las.

      3
    • FRANCISCO SIMONI Andirá - PR

      Não concordo com venda de terras a estrangeiros. Basta ver se haveria reciprocidade. Caso tenha dinheiro, algum agricultor brasileiro conseguiria comprar terras na China? Posso estar enganado, mas acho que não.

      1
    • FRANCISCO SIMONI Andirá - PR

      Basta ver se haveria reciprocidade. Caso tenha dinheiro, algum agricultor brasileiro conseguiria comprar terras na China? Posso estar enganado, mas acho que não.

      1
    • Aloísio Brito Unaí - MG

      Me parece que o problema é mais específico. Se não vendermos nada para os chineses, tudo bem, poderemos seguir com o projeto, desde que o estrangeiro não seja chinês. Então, coloquemos uma cláusula: ‘Não será permitida a venda de terras aos chineses’.

      Quando mencionarmos estrangeiros, só será permitido a venda para Ingleses, Franceses, Americanos, Holandeses, Russos e tantos outros, menos Chinês. Essa é a regra. Tudo bem.

      Existe uma pesquisa feita na Austrália, se não me engano, no ano de 2016, para saber qual eram as nações com maior número de domínio de terras e projetos agropecuários na Austrália. Essa pesquisa foi necessária por quê os Australianos estavam achando que os anúncios de projetos agropecuários Chineses naquele País, estavam muito altos e em evidência naquele instante. Qual foi o resultado? Os Países, Inglaterra, EUA, Irlanda e Holanda, nessa sequência de maior representatividade, obtiveram o percentual total de maioria absoluta, com números equivalentes, se não me falha a memória, de 99%, e a China possuía algo em torno de 0.90%. Ou seja, muita especulação para quase nada de representatividade.

      Os Chineses realmente possuem investimentos significativos na Austrália? Sim. Quais são? Complexos imobiliários, mas a maioria tem participações societária de Chineses residentes naquele País. Então é preciso definirmos e esclarecermos o que realmente poderia ser positivo para nosso País, evitando especulações e arbitrariedades. Precisamos debater o assunto com competência e sabedoria, sem eloquência ou reações exarcebadas.

      13
    • Hilario Bussolaro Cascavel - PR

      Carlos Meloni, a indústria cria mais emprego que o agro ? acho que sua conta tá meio estranha ... o agro cria empregos diretos e indiretos do começo do dia até o fim ... melhor vc rever, até o que a indústria cria é em função do agro, esses dia em conversa com um prefeito ele disse que tinha 33/33/33 comércio, agro e indústrias na cidade... ai comecei a mostrar as indústrias na cidade, em seguida ele mudou de ideia ... dá uma analisada

      5
    • FRANCISCO SIMONI Andirá - PR

      Volto a citar "reciprocidade" porque acredito que na maioria dos países um cidadão brasileiro pode conseguir comprar uma fazenda. Mas duvido muito que isso seria possível na China. Por isso fiz citei a China, onde dinheiro não falta, já que está comprando coisas além do que deveria aqui no Brasil (e no mundo).

      1
    • Cleber de Araujo Massing Querencia - MT

      Vendas de terras a estrangeiros vão acontecer como sempre houve. Vivemos num mundo globalizado onde queremos comprar qualquer coisa do mundo se pudermos mas não queremos abrir mão do que pode vir a ser só nosso acho muito difícil acontecer. É muito mais interessante o governo frear esses grandes grupos que estão passando por cima de todos, mesmo sendo nacionais, e usando dinheiro do estrangeiro e limitar a compra de terra a uma certa quantia pra esses grupos então sejam nacionais ou de fora. O que mais prejudica uma nação é a concentração de terras em poucas mãos. E não a origem do dono. Imaginem e os gaúchos não pudessem ter subido o país pra comprar terras?

      4
    • Adilson Dilmar Dudeck Cascavel - PR

      Serão estrangeiros somente nos primeiros 20 anos. Vá a Maringá e perguntem se tem algum japonês. Vá em Marechal C. Randon e pergunte se tem algum alemão.

      É por fim vou vender a parte da minha terra onde está a APP pra eles preservarem e pararem de perturbar.

      1
    • Hilario Bussolaro Cascavel - PR

      E engraçado ver alguém defender a venda de terra para estrangeiros primeiro e que a maioria não tem terra pra vender ou seja os outros e que venda, aí vão falar que os agricultores venderam o país, a produção desse investimento e claro que tudo o que sobrar volta ao na país de origem, isso e normal se investe quer o retorno, mas eu sou a favor já que o primeiro mundo quer salvar as florestas então sugiro que os agricultores vendam sim mais só os 25 porcento das matas que e por lei obrigado a ter na área assim eles podem aproveitar a grana investir e as reservas de mata no Brasil serão conservadas os agricultores ganham os estrangeiros ganham e claro a natureza agradece simples assim, quem vende o país ou parte dele não merece ser chamado de brasileiro nosso povo pode e deve ter o total domínio de nossas fronteiras e ponto final

      1
    • Elvio Zanini Sinop - MT

      Concordo com O Sr Hilario, vendam sòmente matas para produção de insumos florestais para remédios , e/ou reflorestamento com nativas, e extrativismo domo assai,, castanha , cacau, Óleo de buriti, e outras essências ,

      0
    • Elvio Zanini Sinop - MT

      Sou Elvio Zanini de Sinop MT, ha 41 anos na Amazônia Matogrossense.

      0
    • Nadir Sousa Gameleira de Goiás - GO

      Penso o seguinte sobre o assunto: energia elétrica na mão de estrangeiros, telecomunicações também, petróleo também, essas coisas não seriam de soberania nacional? No mundo globalizado tem que haver regulamentação. Impossível cercar tudo.

      1
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr ALOÍSIO BRITO, existem muuuiiitos estrangeiros que são donos de terras no Brasil. O imigrantes que vieram ao Brasil, a maioria não se naturalizou e, aqui com a força de seu "lavoro" conseguiram amealhar grandes fortunas, sendo que muitos são proprietários de áreas rurais. ... Agora, quando àqueles "sabidos" começam a se mexer para transformar em "lei" o que já acontece há décadas. A sociedade começa a ficar desconfiada pois, de "lei em lei" tudo acaba no judiciário e, esse poder tem que ser repensado no Brasil. ... O que estamos vivenciando já nos transforma em "um bando de cachorros com medo de linguiça" ... pois, a maioria "já foi mordido pela serpente" ... Leia-se "judiciário" ... ... Quanto a sua vivência... PARABÉNS !!! IMAGINO O SEU "HORIZONTE" DO CONHECIMENTO... Continue a participar do FALA PRODUTOR ... Acredito que o Sr. tem muito a nos informar.

      1
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      FRANCISCO SIMONI ... Na China as áreas maiores são 0,6 ha ... Isso mesmo SEIS MIL METROS QUADRADOS !!! Isso é o resultado de revolução MAOISTA a partir de 1949 e, que em poucos anos matou de fome + ou - 45 MILHÕES DE CHINESES. ... Em seguida o PCC instituiu a revolução cultural que perseguiu e matou mais algumas dezenas de milhares. ... Enfim, ninguém vai querer ser "fazendeiro" na China pois lá a maior fazenda que o ESTADO permite tem SEIS MIL METROS QUADRADOS !!! ... Isso reflete em algo que ninguém comenta: VOCÊ CONHECE ALGUMA MARCA DE TRATOR AGRICOLA DE GRANDE POTÊNCIA? ... TIPO MAIOR QUE 120 CV !!!

      1
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      VOCÊ CONHECE ALUMA MARCA DE TRATOR AGRÍCOLA DE GRANDE POTÊNCIA MADE IN CHINA ?

      0
    • Aloísio Brito Unaí - MG

      Não!

      Obrigado Sr Paulo Renzi!

      Vou aprendendo com os senhores!

      Vamos que vamos!!

      Um bom dia a todos e que todos tenham um restante de seca no mínimo dentro do planejado!

      Inté.

      1
    • Adilson Dilmar Dudeck Cascavel - PR

      A China vai construir uma moderna cidade na Bahia e, para tanto, o governador vai construir uma mega ponte. Vejam os vídeos:

      https://www.youtube.com/watch?v=i8jDKBa_IHg

      https://www.youtube.com/watch?v=7SKqVzfNvl8

      Aconselho a estudarem Mandarim.

      0
    • Adilson Dilmar Dudeck Cascavel - PR

      Segundo o governador da Bahia, a ponte Salvador-Itaparica, ligará duas nações. Então a ilha toda ja é da China.

      0