Fala Produtor - Mensagem

  • Adriano Fontes Cunha ERVÁLIA - MG 05/09/2021 19:18

    Boa Noite.

    Notícias Agrícolas

    Sou Adriano Fontes, agricultor familiar, filho de agricultor, técnico agrícola, médico veterinário, e pós graduando em Gestão Pública, Agricultor Familiar e MBA em Gestão de Agronegócios, e atualmente à frente da secretaria municipal de agricultura familiar de Ervália, Zona da Mata de Minas Gerais.

    Estou escrevendo meu artigo de TCC, para o término da pós graduação em MBA em Gestão de Agronegócios, cujo tema "POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AGRICULTURA FAMILIAR E SEUS DESAFIOS FRENTE AO AGRONEGÓCIO X AGRICULTURA FAMILIAR", pela biografia, estou nos três pilares da agricultura, como agricultor, como técnico e como gestor público, estamos trabalhando pela base da agropecuária no município, mas em um contexto maior, uma política de estado não há muito o que fazer, estamos fazendo o máximo possível, mais o nosso máximo não é o que o agricultor precisa, falta apoio do estado e do governo federal.

    Gostaria de entender qual o processo legal e financeiro de publicar uma matéria neste importante meio de comunicação do nosso país, da qual possui excelentes matérias sobre agricultura familiar, mais sensibilizar as partes governamentais e também os agricultores.

    Vejo hoje, que temos muitas tecnologias que estão dentro das faculdades e centro de pesquisas, mais falta pegar esta tecnologia e levar para dentro das propriedades rurais, mais por outro lado os pequenos produtores precisam de aceitar as novas tecnologias para aumentar a produtividade, rentabilidade e lucratividade. Penso que só acontece por políticas públicas e neste caso estou ai solicitando, pois devemos ter mobilização dos agricultores.

    2
    • Nevile Miotto Seberi - RS

      onde se lê mais, leia-se mas, ou não ?

      2
    • Aloísio Brito Unaí - MG

      Importante essa questão caro colega Adriano Cunha.

      Permita-me fazer um comentário, invadindo um pouco o seu espaço no intuito de colaborar.

      Já passei por experiências relatadas nesse seu pedido. Sempre que procuramos auxiliar pequenos agricultores familiares, não aceitam ou não se dispõem a modificar seus sistemas de produção. O paradigma é um entrave, coisa difícil de ser modificada, principalmente com pessoas mais velhas ou sem um nível adequado de alfabetização. Um dos entraves também é achar que tecnologia significa mais despesas e investimentos, quando muitas vezes a tecnologia seria somente a utilização de novas técnicas e formas de produzir com mais produtividade e sustentabilidade.

      Não estranho, também vejo essas dificuldades em grandes propriedades com pessoas que não estão dispostas a mudar seus paradigmas Acho que precisamos interpretar essa questão nos conceitos administrativo social. Acredito, que antes de apresentarmos conceitos técnicos, precisamos utilizar ferramentas da administração comportamental para o desenvolvimento social nas comunidades rurais.

      Mas é isso colega, parabéns pelo seu interesse nesse setor tão carente de interpretação e auxílio técnico.

      2
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Adriano F. Cunha---Louvavel a sua intençao---Quando era produtor de leite o ponto mais vulneravel que eu percebia era ter vacas de alta produtividade---Acredito que para um agricultor familiar seja muito caro manter um botijao de semem----Por isso acho que os laticinios deveriam ser obrigados a prestar esse serviços aos seus fornecedores---ESSA E" UMA IDEIA QUE O MINISTERIO DA AGRICULTURA PRECISA ABRAÇAR

      3
    • Aloísio Brito Unaí - MG

      Gostaria de mencionar também, que na maioria dos assentamentos da minha região, principalmente na era PT, existem lideranças mafiosas, ligadas a entidades públicas, as quais foram delegadas para assistência técnica, quando na verdade estão preocupadas em manipular politicamente e adquirir somente rendimentos financeiros dos inocentes, sem nenhum retorno produtivo para essas famílias produtoras.

      No mais, sabemos de toda a história, o ciclo vicioso.

      Meu nível de conhecimento disso? Sou amigo de alguns desses produtores que participaram desses assentamentos.

      5
    • Adriano Fontes Cunha ERVÁLIA - MG

      Obrigado a todos pela colaboração, atualmente estamos implantando um projetor inovador por aqui o de Inseminação Artificial, tudo com alta tecnologia.

      1
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr.Adriano, sou um velho matuto e, embora não tenha tantos títulos como você… Tenho, minhas convicções: A primeira é que política pública não mostra a capacidade de cada produtor!!! Então patrão … Desculpe … MAS PEGAR DINHEIRO DE QUEM É CAPAZ PARA "REDISTRIBUIR"PARA OS INCAPAZES … ISSO ESTÁ FORA DO MEU "RADAR" !!!

      1
    • Cácio Ribeiro de Paula Bela Vista de Goiás - GO

      Sr Carlos Meloni, uma outra opção bem mais prática e exequível, pois não depende da "boa vontade" dos laticínios (e uma vez que são, em boa maioria, exploradores da "galinha dos ovos de ouro")...

      É a de produtores, vizinhos de propriedade, comprarem e dividirem o uso de botijão, o que torna sobremaneira mais econômica o uso da tecnologia da inseminação artificial...

      Além de mais econômica que o uso de touros, traz resultados técnicos bem mais vantajosos..

      0
    • Cácio Ribeiro de Paula Bela Vista de Goiás - GO

      Aliás, Sr Meloni, isso é prática já adotada, só precisa ser massificada...

      0