Fala Produtor - Mensagem

  • Tiago Pandolfo Balsas - MA 04/11/2021 17:32

    É o momento do produtor fazer uma boa análise de solo e restringir o máximo que puder a demanda. Continuando nesses preços irei utilizar nada de fósforo e pouco ou nada de potássio. Usar os estoques que fiz no solo.... se todos fizessem isso. quero ver se os preços não baixariam????.

    1
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. TIAGO, o Brasil deve estar consumindo anualmente (a grosso modo) algo em torno de 26 MM de TON de NPK/ANO. Sendo a relação 9:6:9 ... Ou seja, 9 MM de N : 6 MM de P2O5 : 9 MM de K2O.

      Com um detalhe o Brasil consome em torno de SETE POR CENTO do TOTAL dos fertilizantes consumidos anualmente no mundo.

      Veja que, se pararmos de consumir, o choque no consumo mundial COM CERTEZA não vai ser relevante. Ou seja, somos SIM o CELEIRO DO MUNDO mas, não somos relevantes com relação ao consumo mundial de fertilizantes. ...

      3
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Todo mundo fica se perguntando: Por que não produzimos os próprios fertilizantes?

      Então, aí vai "algumas causas"!

      Um dos principais é a concentração de mercado. Poucas empresas detêm a grande maioria da produção e comercialização do produto

      no país.

      O maior vilão é o ICMS, cujas alíquotas atuam negativamente na melhora da comercialização interna dos fertilizantes. Agora vem a "cereja do bolo": A importação é isenta de tributação. Tornando a concorrência mais desleal em relação ao produto nacional.

      Todas essas "causas" levam ao desestimulo em produzir e, ao longo de décadas houve um desmonte da capacidade instalada da indústria de fertilizantes em solo brasileiro. Aumentando nossa "dependência" aos fertilizantes importados.

      4