Fala Produtor - Mensagem
-
Osvaldo Ferreira Valente Viçosa - MG 08/11/2021 15:31
-
carlo meloni
sao paulo - SP
SEJA BEM VINDO, ESTE ESPAÇO PRECISA MUITO DE PESSOAS QUE ACRESCENTEM CONHECIMENTO ----POR FAVOR VOLTE SEMPRE
-
Aloísio Brito
Unaí - MG
Sr Osvaldo Valente, sei de sua reputação e dos seus livros. É com muita satisfação, termos o senhor por aqui. Muito bom saber que temos a oportunidade de informações tão pertinentes sobre esse tema, muito importante para a sustentabilidade dos negócios agropecuários. Desde que comecei a trabalhar em uma propriedade rural, pra mim, esse tema foi a prioridade principal para iniciarmos um projeto de produção sustentável. Há 30 anos que venho construindo e desenvolvendo atividades para a eficiência na captação e conservação das águas e mananciais na propriedade da empresa. Já obtivemos bons resultados. Tenho a convicção de que esse tema é a base principal para qualquer projeto de produção agropecuário
Minha base técnica, inicialmente, foi adquirida na Austrália. Aonde tive a grande oportunidade de ter tido professores alinhados ao modelo de conceitos da permacultura, iniciada pelo produtor, Sr Bill Mollison.
Seja bem vindo e que possamos aprender cada dia mais com o senhor.
-
Paulo Roberto Rensi
Bandeirantes - PR
Sr. ALOÍSIO, pelos seus textos é de se imaginar que seus conceitos filosóficos têm um quê de alguma corrente agroecológica.
Nada contra ... Inclusive, desde há muito tempo, prego que: Se o setor agropecuário lida com "vidas" (vegetal & animal) ... Porque tem que usar tantos produtos que terminam em "cida"?
O radical latino "cida" significa "que mata" (inseticida, fungicida, herbicida & por aí vai ...)
Ainda sobre o binômio solo-planta ... A maioria enxerga a planta como um ser vivo ... E O SOLO?
A maioria tem que é um suporte para desenvolver suas atividades e, ... O ENXERGA COMO UM DEPÓSITO QUÍMICO ... LEDO ENGANO !!!
Lá atrás, fiz um curso de Agricultura Biodinâmica no Instituto ELO em Botucatu-SP e, ali fortaleci alguns elos que faltavam de um outro curso que já era praticante algumas décadas, engenheiro agrônomo.
Não existem culpados. Mas, após a Lei dos mínimos de Liebig lá pelos idos de 1800 & alguma coisa.
Não podemos nos esquecer que Liebig foi um químico e, seu legado foi muito importante para a humanidade. Mas, a sua tese mudou o entendimento da aptidão natural do solo, que é oferecer um MEIO favorável à VIDA NO SOLO ... Ou seja, ele não é o culpado, só criou uma tese correta que os nutrientes são importantes ... MAS, ISSO SÓ VAI AJUDAR SE TIVER VIDA NO SOLO ...
-
carlo meloni
sao paulo - SP
Sou Osvaldo Ferreira valente, professor titular aposentado da Universidade Federal de Viçosa (UFV), especialista em hidrologia e manejo de pequenas bacias hidrográficas e autor de três livros sobre o assunto: 1) Conservação de Nascentes - Produção de água em pequenas bacias hidrográficas; 2) Revitalização de Pequenas Bacias Hidrográficas - Para salvação de aquíferos, nascentes e córregos; e 3) Das Chuvas às Torneiras - A água nossa de cada dia. O segundo pode ser baixado gratuitamente no site Interfluvio.com.br
Em princípios do ano lançamos, no YouTube, um canal de acesso livre intitulado Faculdade da Água. A primeira atividade do canal está sendo um curso de produção de água em pequenas bacias hidrográficas, com 38 aulas já postadas. O curso é destinado a produtores rurais e a técnicos de campo, pois a exigência é conhecimento de ensino fundamental. A nossa experiência de mais de 50 anos no tema leva-nos à certeza de que o produtor rural precisa entender os fundamentos hidrológicos que embasam as tecnologias de conservação. Não pode ficar esperando que instituições outras resolvam a escassez de água que lhe aflige Temos visto, também, projetos de revitalização que sequer mencionam a vazão dos córregos drenantes e, consequentemente, sem metas a serem alcançadas na recuperação da produção de água da pequena bacia.
Gostaríamos de receber críticas a essa nossa iniciativa. E divulgação, se assim achar pertinente