Fala Produtor - Mensagem

  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC 17/11/2021 08:22

    Pessoal, eu me afastei um pouco por que estou tentando voltar aos estudos, devagar que ninguém é de ferro. Mas agora volto por que quero comentar uma coisa que considero bem interessante. Andando pela cidade de rondonópolis MT, nos bairros pobres, constatei que o prefeito Zé do Pátio asfaltou toda a periferia da cidade, onde existe um barraco de lona plástica preta lá está o tapete preto. O prefeito em questão declarou apoio a Lula. Conversei com diversos moradores desses bairros, vi as lideranças de bairro que estão apoiando o prefeito, e sai de lá com a sensação de que se for candidato, em Rondonópolis Lula vai ganhar de lavada. Eu participei de um grupo de whats up chamado produtores rurais da região sul, aqui no MT, e eles me cancelaram justamente por falar sobre isso e sobre o narcotráfico que é muito forte na cidade de Rondonópolis. Posso dizer que nesse grupo está a elite da cidade, fechada em sua bolha jurando que Bolsonaro é invencivel. Outra coisa que faço é conversar em postos de gasolina com frentistas, atendentes de supermercado, pessoal da classe média baixa, e me surpreendeu a quantidade de pessoas que dizem, vou votar em branco. Demorei um pouco pra entender mas finalmente entendi, falou que vai votar em branco, vota no Lula. A economia do país vai mal, graças ao liberal Campos Neto, a camara dos deputados, ao senado e STF, governadores e prefeitos oposicionistas. A crise foi criada primeiro de fora e depois internamente. Somou-se a isso o erro brutal do Campos Neto em tornar a taxa básica de juros, a selic, negativa. Isso provocou uma forte desvalorização cambial que, além de desorganizar toda a cadeia produtiva, tornou os alimentos muito caros aos brasileiros ao mesmo tempo que vendia barato aos estrangeiros. Eu sei que é preciso tempo e estudo para entender essa minha última frase, mas não sou eu quem diz isso, as teorias economicas são praticamente unanimes quanto a isso. A exceção são os esquerdistas que mentem sobre isso e sabem que estão mentindo. Deus queira o Mauricio Bellinelo esteja correto e o dólar recue, valorizando nossa moeda, mas não é isso que acho que vai acontecer, em minha opinião o dólar não cai, existindo a possibilidade de subir mesmo com aumento da selic acima de 10%. Tenho certeza que esse erro pode ser consertado e que a inflação vai ser controlada, mas não até a próxima eleição.

    29
    • Luiz Alfredo Viganó Marmeleiro - PR

      Se depender das ações erráticas do presidente Bolsonaro, como a atabalhoada filiação ao PL, a reeleição se torna duvidosa no horizonte. Quem sabe o "Bolsa Brasil" melhore a popularidade do governo nas classes mais baixas,diminuindo a rejeição que as pesquisas pouco confiáveis dizem que o presidente tem. Resta saber se Lula realmente será candidato, se tem coragem de sair nas ruas com o antipetismo que domina boa parte da classe média e das regiões Sul, Sudeste e centro oeste.

      23
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Sr. Viganó, discordo em parte, pois acho que politicamente o presidente vai bem e é só quando olhamos a economia que vemos que a coisa não está boa. No Brasil infelizmente nós temos uma elite podre, a que gosta de viver agarrada em tetas de governos, em todas as classes, a pior de todas acho que é a elite financeira, que está usando todas as ferramentas possiveis e impossiveis para derrubar o governo pela área economica. E falando de maneira bem simples, encher o tanque de uma saveira com alcool no inicio de 2020 custava 80 reais, hoje 220. Um kilo de alcatra custava quanto? 20? Hj não acha por menos de 30. O golzinho bola, mais vagabundo, 65000 reais?!!! O sujeito ganha 5000 por mes, tem mulher e dois filhos, eu duvido que vote no Bolsonaro.

      18
    • Adilson Dilmar Dudeck Cascavel - PR

      Dificilmente o dolar cai por causa da instabilidade politica. Quando o Bolsonaro namora um partido para se filiar, la vem o STF e começa a movimentar todos os processos dos integrantes deste partido. E pra piorar ainda teremos o grande golpe da salada mista de variantes de todas as partes do mundo que aportarão aqui no Carnaval e assim "novas ondas" provocarão mais uma vez a errônea politica do "fique em casa para roubarmos que a parte de voces nós vemos depois".

      12
    • Gilberto Rossetto Brianorte - MT

      Sr. Rodrigo, quando falas que voltou aos estudos, quer dizer aos bancos da faculdade? Que curso estas fazendo agora? E sobre isto de sair do cercado e dar uma volta em outros botecos, concordo com voce, todos deveriam fazer isso e depois falar sobre as pesquisas eleitorais.

      2
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Gostei dessa de andar por outros botecos Sr. Gilberto. Sobre os estudos não é nenhuma faculdade, não é intenção de conseguir diploma ou capacitação para alguma profissão. Estudo muitas coisas ao mesmo tempo. Comecei agora a recapitular as idéias revolucionárias desde a sua origem, passando por Hegel, Marx, e por aí vai. Tenho interesse também na doutrina social da Igreja Católica, revisando textos do Papa Bento XVI. Pretendo reler as poesias de São João da Cruz. Ainda mais filosofia politica, teologia, antropologia, sociologia, alguma coisa de psicologia. Eu leio Aristóteles, Platão, Santo Agostinho, depende do dia. Quando encontro um assunto de meu interesse nos livros eu estudo. Para mim isso é como um alimento para a alma.

      5
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Não que eu não estude coisas que trazem proveito material, estudo também. Estou agora conhecendo uma classe de ativos nova e muito diferente, os criptoativos, criptomoedas, e é isso.

      4