Fala Produtor - Mensagem

  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC 25/11/2021 04:22

    Mesmo com toda a pasmaceira atual o mercado muda toda hora. Algumas opiniões fazem sentido, outras servem apenas para nos vender bugigangas. Os dados apresentados pelos fornecedores de dados apontam para um inflação global, a da Alemanha está maior que a do Brasil. Nos EUA está havendo inflação, e muitos analistas acreditam que também lá deverá em algum momento, haver uma contração monetária. Para quem não entende isso significa apenas que o dólar vai se valorizar. Vejam, isso é um prognóstico, não uma verdade absoluta, afinal burocratas vivem de tirar coelhos da cartola. E está na mão destes valorizar ou desvalorizar moedas. Portanto amigos, cuidado com a idéia de que com juros mais altos no Brasil o real vai necessariamente se valorizar, vivemos tempos dificeis. O FED americano manteve a bolsa de lá em alta com doses maciças de dinheiro, injetado na veia do mercado financeiro, comprando ações diretamente na bolsa, o que foi e é literalmente uma vergonha para aquele país. Não temos saida, dizem. Mas com o aumento da inflação surgem especulações de redução de compra de papéis na bolsa, são bilhões e mais bilhões, mensais, como também aumentam as especulações sobre um possivel e provável aumento dos juros por aquelas bandas. Diz a teoria dos teóricos que isso vai levar a um fluxo de dinheiro aos EUA valorizando o dólar. Do jeito que estão as coisas e da maneira que o mundo vem sendo governado é dificil dizer o que vai ocorrer, mas são considerações que não podem simplesmente serem deixadas de lado.

    4
    • Adilson Dilmar Dudeck Cascavel - PR

      Se o dolar se valorizar é óbvio que o real desvalorizará, mas as commodities são em dolar. Então por garantia, muitos deixarão de vender parte de suas produções (ou seja, os lucros), com isso haverá uma escassez no mercado e com isso uma valorização do produto. Não havendo oferta............

      4
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Adilson, eu não estou dizendo que o real vai desvalorizar se o dólar valorizar. Moedas são negociadas aos pares. Lidar com moedas é muito complexo, ainda mais nos dias de hoje em que fundamentos não importam. O maior comprador de soja do Brasil manipula o preço de sua moeda, aliás, o que os chineses não tentam manipular? Também para mim o conceito de escassez não serve para analisar o mercado, pois naturalmente os recursos são escassos. Talvez a seca no RS reduza a oferta de grãos e isso afete os preços, mas é tudo especulação.

      6
    • Virgilio Andrade Moreira Guaira - PR

      O mercado é a cada dia mais eletrônico e especulativo.

      1
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Eu acho que por causa das despesas de COVID muitas naçoes injetaram moedas em seus mercados ----Entao teremos um efeito mundial de desvalorizaçao de todas as moedas, umas mais outras menos mas o fenomeno sera' geral---Conclusao : todos os preços vao subir DE TUDO...

      3
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. CARLO... nesta sexta-feira de "Black Friday", o petróleo, "MÃE DE TODAS AS COMMODITIES" ... CAIU 10% !!! ... O mundo vai voltar à normalidade ... QUEM VIVER VERÁ !!!

      7