Fala Produtor - Mensagem

  • Pedro A Philippsen nova santa rosa - PR 03/12/2021 06:50

    Na região oeste do Paraná praticamente não choveu no mês de novembro, previsão pouco animadora para os próximos dias, ... quebra já consolidada, resta saber o percentual.

    5
    • Carlos William Nascimento Campo Mourão - PR

      Já tem uma imensidão de lavouras de 40 sacas por hectare aqui no Paraná. Isso se chover imediatamente. Conforme as chuvas atrasarem, as perdas vão aumentando. Para esses analistas, consultores e jornalistas que nunca plantaram uma lavoura, pode até parecer que teremos uma grande safra, mas a realidade é outra. Nas áreas do norte do Brasil, ferrugem já se instalou e produtores não conseguem aplicar defensivos por causa da chuva diária. Isso vai ter um preço logo mais . Só respeito opinião de quem já plantou pelo menos 30 safras . Imagine então de quem nem sabe se melancia dá em árvore ou no chão.

      5
    • Leodir Vicente Sbaraine Terra Roxa - PR

      Corretíssimo Sr Carlos, já plantei mais de 80 safras entre verão e safrinha, mas aqui no extremo Oeste do PR faz mais de 20 anos que não temos uma safra tão ruim como está, infelizmente...

      1
    • Marcos Paulo Dambros Itapejara D´Oeste - PR

      Sou mais novo que os senhores, tenho 20 safras apenas, mas sou Eng. Agronomo pra ajudar um pouquinho. Aqui no sudoeste do PR, novembro não foi ruim para nós, que teve um acumulado de 127mm em 6 chuvas, uma por semana. Porém a ultima foi em 25/11 e apenas 20mm, e com o excesso de calor, tanto soja e como milho já começam a sentir forte, se chover dentro de 7 dias ainda manteremos os tetos, porém se não ocorrer, as perdas começaram a chegar forte.

      2
    • Aloísio Brito Unaí - MG

      Não fica muito mais fácil quando temos dados precisos e especificados? Muito melhor de interpretar e dar a possibilidade de montar cenários mais factíveis.

      9
    • Leodir Vicente Sbaraine Terra Roxa - PR

      Não entendi sua colocação Sr. Aluísio Brito, desculpe...

      0
    • Aloísio Brito Unaí - MG

      Sr Leodir Sbaraine, sem problemas. Muitas vezes resumimos de forma errada ou nos expressamos mal mesmo. Acho melhor deixar como esta. Desconsidere. Obrigado.

      10
    • Luiz Fernando Ehlers Cidade Gauchá - PR

      Noroeste do Paraná 20 mm de chuva no mês de novembro em 3 chuvas e esse começo de dezembro até o momento sem nada.

      1