Fala Produtor - Mensagem

  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC 19/06/2022 16:20

    Outro dia o Sr. Cácio comentou aqui contra os comentários, informativos e reportagens, entrevistas sobre a politica do país. Infelizmente o Sr. Cácio pertence aqueles que são comunistas, socialistas sem saber. Por isso trago um escrito do Puggina sobre o assunto. Cuidado, é arapuca!

    Percival Puggina

    O interlocutor me advertiu: "Não gosto de política!". Mais ou menos como se dissesse "prefiro hip hop", "prefiro sorvete", "prefiro namorar". Eu também não gosto, respondi; aliás, detesto ter que viver sob o modelo institucional e a política que temos. Convenhamos, gostar disso, gostar mesmo, a ponto de o preferir a tantas delícias da vida é até sinal de mau gosto.

    A política, porém, não perde sua importância em função de nossos agrados e desagrados. Ela vai influenciar nossa vida desde a qualidade da Educação até a sobrevivência na aposentadoria. Desde a concepção com ou sem aborto até a morte com ou sem direitos testamentários. É para lutar contra as deformidades que ensombrecem o céu da pátria que acordo todo dia de manhã, não raro após algumas horas de inquietude e insônia.

    Nós temos, no Brasil, muitos maus hábitos. Um deles, com severos reflexos na política, é o de cair de pau nos problemas e fazer cafuné naquilo que os causa. Condenamos o que está errado e concedemos alvará de soltura para o que dá causa ao erro.

    Está tudo errado. Mas não mexe. Morte às consequências! Longa vida às causas! "Vou desreformar tudo que foi reformado!" anuncia um ex-presidiário como plano de governo. Quando alguém sustenta a necessidade de promover mudanças para corrigir os erros, imediatamente as fisionomias exibem sinais de surpresa: de onde é que você tirou essa ideia? Nossas instituições são boas, dizem, só falta fazer com que elas funcionem.

    Nessa crença tola, muitos fazem desavisadas genuflexões e reverências perante aberrações cotidianas cometidas pelos poderes de Estado. É nessa crença tola ou nessa desinformação, que tantos se deixam manipular por certos detentores de poder, indivíduos que jamais seriam convidados para jantar com a família de quem os conhecesse.

    Em 2010, lancei meu livro "Pombas e Gaviões" com uma advertência de capa: "Os ingênuos estão na cadeia alimentar dos mal intencionados". Os ingênuos apontam os problemas e não se preocupam de corrigir o que lhes dá causa. Ficam no sofá. São as pombas. Os mal intencionados conhecem as causas e se beneficiam da ingenuidade dos ingênuos. São os gaviões.

    Pela ingenuidade de tantos e pela malícia de uns poucos, o ex-presidiário é candidato a presidente da República. Por isso, e só por isso, os gaviões do Senado e do STF vendem o privilégio da mútua tolerância com o rótulo dourado de "harmonia entre os poderes", paga pelas pombas.

    Permaneceremos encalhados nas arapucas do século XX? A decisão estará nas mãos dos eleitores de outubro. Estou convencido, porém, de ser preciso ouvir o cívico e irresistível rugir das ruas, antes de ouvirmos o rugir das urnas.

    Percival Puggina (77), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.

    19
    • Tiago Gomes Goiânia - GO

      Que isso, Cássio fez um ponderação e já foi taxado de comunista...aonde vamos parar meu povo, saiam da bolha!

      32
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Tiago Gomes, o mula já falou, um politico ladrão é mil vezes melhor que um funcionário público.

      18
    • Tiago Gomes Goiânia - GO

      Cada dia fica mais claro, que para o fã clube do Bolsonaro, se vc não seguir estritamente a cartilha bolsonarista, com concordância quase que absoluta com as narrativas e devaneios criados você é sim um comunista e inimigo. Ou vc adere ao combo Bolsonaro ou é inimigo que impede que nosso presidente consiga governar.

      37
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Tiago, você não enxerga nada com clareza, nem sabe o que está dizendo. O assunto entre eu e o Sr. Cácio não tem nada a ver com Bolsonaro e sim com politica. O assunto do artigo do Puggina tem a ver com o que ele comentou outro dia, mas o texto não foi escrito para ele, eu só fiz uma associação. Parece que você foi doutrinado como todo funcionário público a ser um idiota útil, quem está na bolha é você. Eu mesmo já fiz critica fortes ao Bolsonaro aqui mesmo. Mas existe uma grande diferença entre emitir uma opinião politica ou expor uma doutrina politica e ser um sujeito que quer apenas que aumentem seu salário e mordomias, mesmo que isso exija puxar o saco de quem quer que seja.

      22
    • Cácio Ribeiro de Paula Bela Vista de Goiás - GO

      Sr. Rodrigo Polo, me sinto extremamente à vontade para, novamente, repetir a frase que escrevi:

      Ledo engano, Sr. Rodrigo, ledo engano!

      Sou simplesmente um cidadão de bom senso, nem de um extremo, nem do outro!!

      26
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      E eu também tenho bom senso, tanto que sei que nem nem é mula.

      22
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Sr. Cácio, o nem nem é só uma brincadeira, mas eu gostaria de dizer a você a ao Tiago que é fácil perceber que vocês só falam mal do Bolsonaro, então no final das contas não são tão nem, nem assim não é mesmo. É só pancada no Bolsonaro e nos "bolsonaristas", pois é...nem-nem.

      19
    • Cácio Ribeiro de Paula Bela Vista de Goiás - GO

      Sr Rodrigo, causa espanto a sua vontade (hercúlea) de querer rotular(pejorativamente) os amigos deste espaço...

      Não queira enquadrar o Mundo pela sua métrica!!

      26
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Nem sei onde você viu um enquadro aí, é só uma brincadeira, nem-nem é mula.

      15
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Sabe Sr. Cácio, é um direito querer fazer os outros de trouxa, mas às vezes quando o interlocutor tem alguns neurônios não cola. O que você e o Tiago Gomes querem a muito tempo é conseguir algumas criticas ao governo Bolsonaro, e vejam só, vocês não admitem nem um minuto que a esquerda comunista, do legislativo e do judiciário prejudicam o povo brasileiro, para depois de algumas criticas poderem desancar o Bolsonaro como é evidente o desejo de vocês.

      19
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      E tem mais. O que me causa espanto é que nenhum de vocês dois sequer colocou uma única ideia a respeito do que o Puggina escreveu, vocês já sabem tudo, principalmente o Tiago, funcionário público de quinto escalão que pensa ter a solução para os problemas do país.

      18
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      E vou dizer mais ainda Sr. Cácio, tô com o dia ganho, apesar de não querer saber de politica aqui no site, querendo você sim, que prevaleça sua vontade, para dar exemplo, escrever só sobre assuntos que te interessam, ou seja, segundo você mesmo, só sobre agropecuária, aqui vocês podem escrever a vontade.

      17
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Pra dizer a verdade eu também já desci muito cacete no BOLSONARO, mas você vira de um lado vira do outro e não encontra uma alma digna de ser chamada de estadista--- Só temos duas gostas para escolher--- O BOLSONARO parece fiscal de obras mexe em tudo como se entendesse de tudo, no fim é um vagão que grita e não tem a coragem de tomar uma providência-- Encastelado num ambiente chantagista foge da decisão-- O Lula é um semi analfabeto malandro esperto com bagagem adquirida no sindicato--- Botou todo o buril no nome da família e agora são os filhos que o abastecem de dinheiro--- Extremamente cioso da sua posição só deixa pessoas mentalmente atrapalhadas para substitui-lo, cuide Dilma e Haddad e isso é para ninguém lhe fazer sombra-- A esquerda tem pessoas inteligentes com Wagner e Ciro mas ele os empurra para um canto porque quer brilhar sozinho--- Se ele tiver gente competente como Meirelles ele faz um bom governo, mas se tiver um capacho ignorante como Mantega vai ser um desastre-- Tudo somado BOLSONARO com todos os defeitos dele, inclusive é pouco estudado também, mas é melhor que o Lula que além de limitado foi o presidente mais ladrão de todos

      14
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      EH! Venho aqui para dar uns pitacos.

      Quando se fala em "causas", devemos voltar um pouco mais...

      Segundo alguns entendidos os comunistas "trabalham" para destruir: a família, a pátria, a religião.

      Lanço um desafio! ... Se perguntem: POR QUE?

      Vamos lá ... Comecemos pela religião.

      Segue parte de um trecho de um artigo do jornal GAZETA DO POVO...

      "Em última instância, a cultura veio do cultus, grupo de pessoas, geralmente baseado no parentesco, que se reuniam para adorar a mesma divindade ou divindades. Uma vez que uma adoração comum e compreensão da teologia tinham se desenvolvido, uma cultura naturalmente se desenvolveu. Da cultura, então, derivada economia, política e direito.

      Consequentemente, a perda da fé religiosa resulta na eventual destruição da cultura."

      Se a cultura é destruída, todos seus derivativos tendem a desmoronar ... Tipo... a economia ... a política e ... o direito ...

      Veja que, tudo é interligado e, uma das causas primordiais é a "perda da fé religiosa" ...

      VADE RETRO !!! ... COMUNISTA ...

      13
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Exato Sr. Meloni, o sujeito que não vota no Bolsonaro vota no mula e nunca foi tão fácil escolher um lado. Bolsonaro pode ter todos os defeitos que se queira mas é um homem sóbrio e honesto e mula um cachaceiro psicopata e ladrão.

      17
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      E Sr. Rensi, isso está correto, pq para os comunistas as causas não importam, o que importa é a revolução. Digo isso por que na década de 60 os comunistas eram contra o homosexualismo, che assassinava gays e hoje em dia são pró pautas, todas as pautas que apoiem os movimentos lgbt e derivados. E o que é a revolução? Tomar poder custe o que custar, uma vez lá resolvem o que vão fazer, terminando sempre em desastre, politico economico e social.

      15
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Então Sr. Rensi, todos esquecem que quem ferrou com a economia brasileira foi a esquerda com seus lock dows, com o fecha tudo, ninguém sai sem ser vacinado, tudo conversa fiada, mas que na hora serviu para minar o governo. E vou usar o exemplo usado pelo Sr. Meloni, de que se o mula escolher o Meirelles vai fazer um bom governo, mas esperemos um pouco...mula vai deixar de ser a favor do assassinato de bebes na barriga de suas mães se o Meirelles for ministro da economia? Mula vai deixar de apoiar o MST e o desarmamento de toda população? Isso para ficar só em pequenos exemplos. Então o sujeito que apoia mula por que acha que ele consegue fazer com que o preço da carne baixe, ou o preço do petróleo baixe, o que os dados desmentem fragorosamente, desconsiderando todo o resto, colabora com o comunismo, mesmo que não tenha a menor noção disso e se alguém colabora com o comunismo, é anticristão, esse alguém é comunista, mesmo que não saiba. Existe um russo que descreve bem esse fenômeno, Ian Pacepa, ele fala sobre os idiotas úteis e de como são os primeiros a serem eliminados depois da "revolução", quando veem a cagada que fizeram. Muitos acreditam que o roubo é necessário para quebrar a estrutura do sistema capitalista, só mais tarde percebem que se trata de roubo apenas pelo roubo e nada mais. O marxismo é também uma cultura, uma forma de pensar, e no momento o que melhor descreve o marxismo comunista é uma cena que vi no seriado Vikings, onde depois de muito esforço chegam em uma praia da Inglaterra, na época reino de Secex ou algo assim, foram recebidos por uma cavalaria de homens gordos que prontamente disseram que se os vikings estavam ali para negociar eram bem vindos caso contrário que voltassem, os bárbaros se entreolharam, deram risadinhas e mataram todos menos 1 que fugiu, eles estavam lá para roubar e matar, pois em sua "cultura" não há outra forma de enriquecer a não ser matando e roubando.

      15
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Diz-se que o material forjado mantém sua matriz.

      Não sei o porquê de tanta maldade, que seres humanos carregam em seu DNA. Enfim, é o principio da genética e da matemática com a lei das probabilidades.

      O que a sociedade deve entender, é que "indivíduos" com essa "índole forjada" devem ficar distante do poder. Pois, se eles o conseguirem, como não têm o mínimo de "humanidade" pois, reconhecem todos os seres humanos, como uma massa a ser moldada, com o objetivo de todos serem iguais.

      Não é isso que pregam, "IGUALDADE"?

      Quanto a economia, nesse "mundo novo" não vai mais existir "classes sociais". Todos vão pertencer a uma única classe ... a do "proletariado" !!!

      EH! Lógico... Vai ter os "iluminados" do partido comunista "mandando como esse mundo deve funcionar" !!! Mas, eles não vão ser uma outra "classe". Pois, eles são muito superiores a qualquer "classe".

      ELES VÃO SER OS EDITORES DAS REGRAS !!!

      TIPO STF ...

      7
    • Cácio Ribeiro de Paula Bela Vista de Goiás - GO

      Gostaria de, ainda em tempo, corrigir um escrito do Sr. Rodrigo Polo Pires, datada de ontem, 20/06...

      Transcrevo aqui, na íntegra, a frase de autoria dele(o resto é um enorme texto, copiado e colado, de um Escritor e Jornalista brasileiro).

      Segue a frase em destaque:

      "Outro dia o Sr. Cácio comentou aqui contra os comentários, informativos e reportagens, entrevistas sobre a "POLÍTICA DO PAÍS" (grifo meu).

      Caro Rodrigo, nunca fui contra POLÍTICA, mas sim contra POLÍTICA PARTIDÁRIA(muito em especial aquelas de cunho extremista, qualquer extremidade que seja)...

      Pelo meu discreto conhecimento, há uma diferença absurdamente grande entre uma e outra coisa. O Sr. está confundindo "CROCODILO" com "COCÔ DE GRILO"...

      Essa falta de distinção não condiz com sua respeitável inteligência, parcialmente demonstrada nos seus escritos aqui neste espaço.

      Mais impressionante ainda é como o Sr. consegue, com tanta convicção, imputar a mim a pecha de COMUNISTA/SOCIALISTA.

      Inacreditável!!

      8
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      É comunista e socialista e não sabe, sobre esse comentário digo que a emenda saiu pior que o soneto.

      10