Fala Produtor - Mensagem

  • José Francisco Piloto Junior Uberaba - MG 11/12/2007 23:00

    Ministério da Agricultura confirmou, agora, a reunião entre o ministro Reinhold Stephanes e os parlamentares da Comissão de Agricultura para apresentar a proposta do governo para o equacionamento das dívidas rurais. Será nesta quarta-feira, 12, às 18horas, no próprio Ministério.

    História da negociação

    Em outubro, os ministros da Agricultura, da Fazenda e do Desenvolvimento Agrário entregaram ao presidente da Comissão de Agricultura, Deputado Marcos Montes (DEM/MG), uma agenda na qual se comprometem a apresentar uma proposta de renegociação para o setor rural antes do final do ano.

    Grupo de trabalho

    Diante do acúmulo de dívidas decorrentes das últimas três safras e da impossibilidade dos produtores de quitarem esses débitos, os parlamentares criaram, no início do ano, um grupo de trabalho para discutir e elaborar uma proposta de renegociação. O Grupo de Trabalho, que contou com a participação de técnicos do Mapa, do Banco do Brasil e da Fazenda e de parlamentares da Capadr, realizaram diversos encontros, buscando um consenso.

    Para o deputado Marcos Montes, a negociação foi pautada pela parceria entre os poderes com a finalidade de encontrar a uma solução razoável para os produtores e para o governo.

    participaram das negociações no decorrer de 2007, os deputados Abelardo Lupion, Luis Carlos Heinze, Homero Pereira, Odacir Zonta, Valdir Colatto e o ex-deputado Neri Geller, bem como técnicos da Capadr. Também fizeram parte do GT do Endividamento, a Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). (Guida Gorga/Capadr).

    0