Fala Produtor - Mensagem

  • Tomaz Fernando de Bastos Formosa - GO 17/03/2008 00:00

    Integra do texto GAZETAMERCANTIL

    São Paulo, 17 de Março de 2008 - Nem mesmo a piora no mercado externo - em razão da crise nos Estados Unidos - e o pacote cambial anunciado pelo governo conseguem alterar as previsões de queda do dólar no curto prazo. As explicações para o movimento de desvalorização da moeda são inúmeras. Globalmente, o dólar perde valor como reflexo de problemas estruturais da economia americana, com sucessivos déficits em conta corrente e perdendo espaço no comércio mundial.(MAS EM LUGAR NENHUM CAI COMO NO BRASIL) Internamente, a fraqueza diante do real é fruto, principalmente, dos juros elevados que estimulam o ingresso de capital especulativo. Enquanto no Brasil um investidor em renda fixa ganha algo próximo da Selic, em 11,25% ao ano, nos Estados Unidos a taxa básica está em 3% e deve cair novamente na reunião do Fed marcada para amanhã.

    Sob qualquer ângulo analisado, a tendência de baixa do dólar no curto prazo deve se manter. "Se fizermos um exercício, com uma Selic a 11,25% e o BC não comprar o excesso de dólar, a moeda cai a R$ 1,40 em seis meses", estima Paulo Tenani, economista do UBS. "As duas melhores soluções são, pela ordem, o BC cortar a Selic a 9% ou continuar a intervir no mercado cambial."

    PS(meu):É isto que vejo a muito tempo, baixar a selic para 9% o banco central não faz por medo da inflação,,,,, então vamos do mesmo jeito pagando o deficit americano comprando papel (dolar). Vamos apostar em reservas de qto no final do ano ?

    VCS JA IMAGINARAM O QUE OS AGRICULTORES AMERICANOS E ARGENTINOS ESTÃO GANHANDO COM OS PREÇOS DOS GRÃOS ,,,,,E NÓS COM ESTE CAMBIO ESTAMOS PERDENDO NOVAMENTE ......E OS GRINGOS ESTÃO COMPRANDO O BRASIL,,,,,

    0