Fala Produtor - Mensagem

  • Climaco Cézar de Souza Taguatinga - DF 16/05/2008 00:00

    Amigos do Noticias Agrícolas

    Com todo o respeito à Sra. Primeira Ministra alemã, mas isto tudo que a União Européia vem tentando fazer com a agropecuária brasileira é uma bruta de uma falta de respeito, uma saca...., utilizando informações erradas (na verdade plantadas e não checadas) e com óbvias intenções comerciais altamente suspeitas.

    Porque os empresários, produtores rurais e governos pouco se importam com a atual situação poluidora da China ? das quebras dos direitos humanos, dos desrespeitos às minorias em diversos países, da elevada poluição das indústrias russas etc.. (desculpem-me) e, principalmente, dos muitíssimos problemas na própria U.E.

    Para os historiadores, vocês desmataram totalmente seus países, poluíram seus rios, depredaram o meio-ambiente, ampliaram os focos da doença da vaca-louca e da influenza aviária (que matam humanos e vocês vem aqui atrapalhar o nosso trabalho sério de construção do País nos atazanando com a aftosa, uma doença animal, antiga e que sequer existe por aqui e que nada representa de risco para os humanos). Vocês criaram 2 guerras mundiais e que mataram muitíssimas pessoas inocentes, inclusive muitos bravos brasileiros na Itália. Também, segundo alguns, quase destruíram a Índia e alguns países pobres da África até hoje sofrem com as suas colonizações e domínios.

    Dizer que o etanol brasileiro não entrará na U.E., pois é produzido em áreas oriundas de matas nativas é no mínimo uma pilhéria, uma falta de informação, um desrespeito ao País, sabe-se lá com quais intenções. Já suportamos desde novembro de 2007, a ousadia da U.E. em proibir as importações de carne “in natura” brasileira, isto porque o Conselho não teve a necessária coragem de peitar os pouco competitivos irlandeses e ingleses. Isto vem prejudicando mais as indústrias e os trabalhadores europeus dos que os muito competitivos pecuaristas brasileiros, produtores de carne natural e sem hormônios. Depois, houve outros que chegaram a dizer que o Brasil produz etanol em áreas de grãos, o que não é verdade. Daqui a pouco vão voltar a dizer que a capital do Brasil é Buenos Aires. Não fosse a ousadia e a insistência do Presidente Lula, o maior defensor de agroenergia, do meio-ambiente e das minorias no mundo, vocês já teriam acabado com o nosso Pró-Alcool e agora com o biodiesel.

    Para a informação desses europeus - que também nos vigiam e nos patrulham insistentemente com as algumas de suas ONG não-sérias – o Brasil também é o segundo País que mais refloresta no mundo (só perde para a Rússia) e é o melhor do mundo em conscientização ambiental dos jovens. Por outro lado, aqui, até aluno de segundo grau sabe que florestas homogêneas e altamente chuvosas (como na Amazônia) pouco recuperam de gás carbono e até podem gerar chuvas ácidas em alguns locais. Ao contrário, o cultivo de cana seqüestra bastante carbono e serve para produzir elevados volumes de etanol, que não gera carbono e que ainda pode ser adicionado a gasolina substituindo o chumbo, altamente poluidor. O mesmo ocorre com o biodiesel.

    Assim, nós estamos ensinando ao mundo como não poluir, como recuperar matas e reservas e áreas de preservação permanente, como produzir energia limpa e não atômica e por carvão, e ainda como produzir carne barata, sem contaminações por agroquimicos, sem doenças e sem hormônios. Nossas empresas, estudantes e produtores nunca se preocuparam tanto com o meio-ambiente. O Brasil tem 27% da biomassa terrestre e podemos chegar a 35%. A China tem 24%, a Índia 18% e a Rússia e os EUA, 9% cada. Nossa produtividade de florestas plantadas é cerca de 10 vezes superior a dos países concorrentes, o que também seqüestra muito mais carbono e reduz a derrubada de árvores nativas..

    Concluindo, perdoe-me Ministra o sério e humilde desabafo, mas, por favor, peça aos europeus para deixarem-nos em paz, pois precisamos trabalhar e já estamos começando a ter vergonha de nossas raízes européias. Vocês já pensaram o que poderia ocorrer na U.E., se de repente os consumidores brasileiros começassem a boicotar os produtos europeus como os veículos da Volks, da Fiat, da Peugeot, da Renault etc. e ainda tempos Krupp, Manesmann etc...

    Prof. Clímaco Cezar de Souza

    AGROVISION – Brasília (www.agrovision-df.com)

    0