Fala Produtor - Mensagem

  • Carlos William Nascimento Campo Mourão - PR 01/08/2008 00:00

    Mais uma vez o Sr. Jambiski foi preciso em suas explicações. Deveria se candidatar a deputado federal ou presidente da CNA. Ao contrário de nossos nobres representantes do Paraná, que estão tomando bola nas costas dos deputados de Mato Grosso e Rio Grande do Sul.São eles: Moacir Micheletto, Lupion, Dilceu Sperafico, Alfredo Kaefer, Hermes Parcianello, etc...

    O Paraná teve uma das piores secas na safra 2004/2005. As lavouras de verão foram muito prejudicadas, e muitos munícipios decretaram estado de emergência. Mas não todos que sofreram. Por quê? Eu fui testemunha de uma reunião em que se discutiu este decreto municipal. Os técnicos autônomos (planejamento agrícola) eram á favor, assim como o Banco do Brasil. Mas as cooperativas eram contra e também a prefeitura. Explico. As cooperativas temiam que se fosse decretado o estado de emergência, muitos agricultores teriam um documento legal para prorrogar suas dívidas nestes estabelecimentos. A prefeitura alegou que se fosse assinado o decreto, os recursos do Fundo de Participação dos Municípios seriam reduzidos. Fomos votos vencidos. Por isso tenho nojo de cooperativas, além de políticos, logicamente.

    Pergunto: todos os agricultores do Rio Grande sofreram com seca? 100% deles?E o que aconteceu no Mato Grosso para generalizar a prorrogação por lá ? Frete caro? Ferrugem? Aqui também teve.

    Não sou contra eles conseguirem benefícios. Sorte deles terem bons deputados. Mas não é justo com os agricultores paranaenses serem prejudicados pela inépcia de seus representantes.

    Muitos por aqui terão que vender algo. O lucro da soja se foi com a geada na safrinha.

    Aos amigos paranaenses só resta esperar 2010 e aposentar estes deputados incompetentes.

    0