Fala Produtor - Mensagem

  • Waldir Sversutti Maringá - PR 14/10/2008 00:00

    O Telmo perguntou:

    Como serão as coisas depois que a CRISE for embora? Pense nisto... nas sobras que se acumularão pelo mundo.

    Telmo, todos sabemos que serão: EXATAMENTE IGUAIS. E todos sabemos também que as sobras que se acumularão no mundo ( se acumularem ) serão decorrentes de outros fatores, excesso de produção de alguns produtos e falta de outros. Todos que, antes da crise, precisavam trabalhar para levar o pão sagrado de cada dia para casa, terão que continuar trabalhando, se espremendo nos ônibus carcomidos, nos trens imundos dos suburbios, nos metrôs etc. Aqueles que iam de carro continuarão indo de carro, alguns cada vez mais novos e reluzentes. Os governos que importavam para alimentar suas populações não podem deixar de continuar a fazê-lo, diante dessa crise que não é deles.

    Quanto às pessoas que se aventuraram na compra de papéis inflados para “ganhar” mais do que o normal de uma renda fixa, arriscaram-se, e perderam, tb vão continuar comendo a mesma quantia que seus corpos necessitam. A quantia de alimentos que vinha sendo consumida no mundo todo não vai diminuir e “ não se acumularão sobras pelo mundo”.

    Se mais de 850 milhões de pessoas continuarão passando fome no mundo é pq não tem dinheiro para pagar. Seus governos não fazem questão de alimentá-los, investem mais em guerras tribais do que no ser humano e ... no combate à fome que seria bom... nada.

    A nós só resta lamentar, que BCs de governos ocidentais tidos como liberais e néo liberais, de economia de mercado, não cumpram com uma de suas principais atribuições, que é fiscalizar, prevenir e impedir que Diretores inescrupulosos façam vista grossa com as “bolhas” que se formam nesses mercados de derivativos, praticamente tornado-se cúmplices e depois diante do pânico (ou seria pinico) se fazem de tontos e acabem concordando que é uma obrigação salvar a todos dos prejuízos. Os aplicadores que deixaram a renda fixa dos Bancos comerciais americanos, bem como de outras partes do mundo, inclusive aqui do Brasil, em busca do lucro fácil do CASTELO DE CARTAS, (???) arriscaram pq quiseram, para ganhar mais. Agora querem proteção para seu $$$. De quem ? Do contribuinte otário.

    Se deixassem quebrar a cara pelo menos uma vez, não haveria outras, tratariam a população e o contribuinte com mais respeito. Afinal onde está o liberalismo econômico ou o néo-liberalismo global ? (néo-bobo). Onde estão os Bancos Centrais zelosos e vigilantes ? Eu mesmo respondo: Nas cervejarias.

    Diogo Mainardi em seu artigo na Veja da semana passada “Os americanos sempre ganham” analisa a questão do presidente do Federal Reserve Sr, Bem Bernanke, classificando de “ um grande negócio para os cofres públicos abocanhar uma montanha de títulos hipotecários por uma ninharia “ Eu acrescentaria que Tio Sam não deixa barato, manda ver mas passa o rodo abocanhando esses ativos a preços de bananas. Os incautos, que comeram cru e quente, é que perderão ao verem restabelecida a confiança e que a realidade da vida econômica de uma Nação como os EUA não se abala nadica de nada com esses especuladores. Podem parar com a choradeira e a piedade.

    Waldirsversutti.blogspot.com

    www.imobiliariarural.net

    0