Fala Produtor - Mensagem

  • Telmo Heinen Formosa - GO 06/11/2008 23:00

    Caro João Batista, você tem ocasiões em que deixa de abraçar a nossa causa, que é de lutar em favor de uma renda digna para a produção agricola. Quando se faz muita propaganda de que vai faltar comida, isto só ajuda aumentar o preços dos adubos, como aconteceu em 2008.

    Veja esta noticia no Jornal Valor Econômico: Mais alimentos - (Estão excluidas as oleaginosas, como soja principalmente): A produção mundial de cereais deverá alcançar 2,241 bilhões de toneladas na temporada 2008/09. Se confirmada a alta de 5,3%, marcará um novo recorde. Pela primeira vez em quatro anos, a produção deverá superar com folga a demanda. (págs. 1 e B12). Divida-se isto por 6,5 bilhões de pessoas e você terá 345 kg por pessoa por ano, além das oleaginosas, leite, ovos, mel, sal, açúcar, pequi, carne de boi a pasto, pescados, TODAS as verduras, TODAS as frutas, TODOS os legumes, TODA a mandioca, sem contar as cobras, lagartos, calangos e até cachorros que são consumidos mundo a fora, mortadela de jegue, de cavalo véio, etc... etc...

    Portanto, vamos acolher BEM o pensamento dos Presidentes de Sindicato como os de Sorriso e de Sinop que estão propugnando pela regulagem da oferta, QUE NESSE momento passa pela redução de área de plantio.

    O chavão "A China está demandando muito" está batido demais. Tem que contar que eles passaram dois meses comprando pouco por causa das olimpíadas. O resto do serviço de reação dos preços será realizado pela provavel ocorrência de forte estiagem no Sul do país durante o primeiro trimestre de 2009. Confirme com a Meteorologia.

    Att, Telmo Heinen - Abrasgrãos, Formosa (GO)

    0