Fala Produtor - Mensagem

  • Carlos William Nascimento Campo Mourão - PR 25/11/2008 23:00

    Em 2004, conheci alguns membros de uma ONG canadense, chamada Focus on Sabattical. Foi em um encontro em Brasilia. Naquele momento, eles propunham a redução de área de soja aqui no Brasil e de milho nos EUA. E mais, pagariam para o agricultor brasileiro não plantar 20% da área. Muitos vão lembrar deste acontecimento.

    Os representantes de Mato Grosso, Goias e de outros estados riram da proposta e disseram que eles estavam com medo da produção agricola, Foram mal tratados na CNA. Uma vegonha. Para mim, que me tornei amigo pessoal de alguns deles, inclusive americanos, disseram que não tinham medo de nossa produção, pois podiam contar com um tal de Federal Reserve, ou Banco Central dos EUA, que tem muito dinheiro para bancar subsidio.

    O que eles queriam é deixar de viver as custas de subsidio, que na visão deles é uma vergonha. No ano seguinte, me convidaram para acompanhá-los até o congresso nacional de soja, em FOz do Iguaçu. Mais uma ve foram mal tratados e não deram espaço para que falassem. Foram obrigados á ir á um hotel vizinho para explicar o plano de redução de área. Um dos organizadores do evento, da embrapa soja, foi soloidário, mas disse que recebera um telefona do ministro da agricultura para não deixar eles falarem.

    A midia e o governo crucificaram eles, pois se o plano desse certo, reduziria a produção e consequentemente elevaria o valor das comodites, causando fome no mundo.

    Pois bem, a ideia de redução não é nova, e não é errada ao meu ver. O problema é que seremos vistos como causadores da fome, e não como supridors de alimentos. Se hoje,somos tratados como lixo por sermos choroes, imagine como irão nos tratar por causar fome. Usarão isso como desculpa para nos ferrar ainda mais.

    A solução para nossos problemas passa por Brasilia, e não na redução de area. Se não conseguimos nos organizar para protestar quando estão levando nosso patrimonio, imagine nos organiar para reduzir área. O honsto vai reduzir 10% e o " Gerson" vai aumentar 30%. Quem vai impedir?

    Pergunto: cadê a Kátia??????

    Tá no Tocantins fazendo campanha para ser governadora em 2010, ou comprando computador para agricultor. Corra, pois daqui á pouco não vai ter agricultor para salvar.

    Para saber mais sobre o tema, digite "focus on sabbatical" em um site de busca. O ano correto é 2002, e não 2004.

    0