Fala Produtor - Mensagem

  • Márcio Simões da Silva Porto Nacional - TO 25/11/2008 23:00

    João Batista, a Aprosoja gostaria de uma união nacional através de núcleos estaduais? Quando vamos começar?

    Tenho uma idéia que poderá ajudar a senadora Kátia Abreu na tentativa de criar um fundo de financiamento para a agricultura.

    Origem da verba - FUNRURAL, cuja alíquota é de 2.1% sobre o valor da produção, para os produtores pessoas físicas e que as tradings já descontam do pagamento que nos fazem quando da compra de nossa produção. (não sei se recolhem)

    Se criado for, os produtores pessoas jurídicas, também deverão contribuir. O Funrural perdeu o sentido e muitos juristas acham, a sua inconstitucionalidade; pois este fundo foi criado nos idos de 1955, então com alíquota de 3% sobre o valor da produção e que serviria para a aposentadoria dos trabalhadores rurais (1/2 salário mínimo), que na época não tinham o registro em carteira, hoje com o pagamento do INSS sobre a folha de pagamento ele perdeu o seu sentido, sendo objeto de ações de incostitucionalidade já no STF, hoje a alíquota é de 2,1%)

    E mais uma sujestão, talvez ao Banco do Brasil que está querendo mudar o sistema de crédito agrícola.

    Nos novos custeios agrícolas através dos bancos oficiais, o valor final do financiamento até um valor de R$ 500.000,00(sujestão) ,mais os juros devidos(6,75%) seriam transformados em sacas de soja, "facultando" ao agricultor no dia do vencimento entregar o produto, via sessão de transferêcia de depósito de grãos, ou pagar o valor em reais, o que poderia assegurar mais renda ao produtor quando os preços reagem, e quando isto não ocorre o governo assume os grãos, via CONAB, aí o Banco oficial poderia entrar no mercado de opções. (eles acham que é fácil, o Sr. Telmo também).

    Um Abraço!

    0