Fala Produtor - Mensagem

  • Carlos William Nascimento Campo Mourão - PR 11/12/2008 23:00

    Por aqui as chuvas foram muito desiguais. Em partes do município choveu 80mm, em outras 40mm. Em Campo Mourão choveu 10mm. Conversei com um amigo de Franscisco Beltrão e ele relatou que lá choveu de 5 a 10mm. Uma tragédia. O milho, segundo ele, não vai dar nem silagem. A soja foi muito prejudicada também, algo em torno de 30% de redução, e cada dia sem chuva aumenta a perda.

    Conversei ontem com um representante de adubo foliar, e ele viaja muito pelo estado. Disse que em Medianeira, a produtividade esperada de milho está em torno de 30-40 sacas por hectare, enquanto que o normal é 150 sacas/hectare. Palotina também tem o mesmo quadro.

    O Rio Grande do Sul está uma calamidade, novamente.

    Somando estes fatos, aliados a diminuição de adubação , tanto aqui como no Mato Grosso, acho que não falo bobagem quando estimo uma redução de 10% na produção de soja e daí pra mais na de milho. Feijão " SIFÚ " também.

    O comprador de leite de uma grande cooperativa me disse que a captação já caiu 15% , devido á seca e a diminuição de ração na alimentação das vacas. Leiteiro está cortando custos.

    Este tipo de notícia, ou melhor, verdade, não é divulgado pela Conab de jeito nenhum. Nem a CNA ou a FAEP repercutem . Concordo que isso poderia elevar a inflação, mas já estamos cansados de dar comida de graça pro pessoal da cidade, que ainda por cima apóia as ONGs para tomar nossas terras.

    0