Fala Produtor - Mensagem

  • Carlos William Nascimento Campo Mourão - PR 18/12/2008 23:00

    O sr. Francisco Simioni, do Deral do Paraná, foi comedido em suas estimativas. Entendo. As informações ainda estão chegando ao seu departamento, e eles levam em conta a possibilidade de recuperação caso chova nos próximos dias. Mas também temos que levar em conta que os dados foram coletados a campo já faz alguns dias, e desde então as perdas aumentaram.

    Agricultor conversa muito. Pergunta muito. E o que ouvimos dos amigos de outras regiões é assustador. Todos falam em perdas de 50% no milho e 30-40% na soja. Até agora. O sol tá fritando ovo no asfalto e nada de chuva na previsão.

    Quanto ao milho safrinha, realmente os fertilizantes estão ensaiando uma redução nos preços. Mas em compensação, as sementes não estão baratas e os agroquímicos estão em alta. Um amigo que trabalha em uma cooperativa me disse que esta semana uma multinacional apresentou os preços reajustados para milho safrinha. Um aumento de 22,5% em média.

    Não concordo que haverá aumento na área de milho safrinha. Agricultor se plantar, vai escolher somente naquela propriedade que for colhida muito cedo, minimizando os riscos com a geada. Este é o comentário entre os agricultores.

    0