Fala Produtor - Mensagem

  • Silvio Marcos Altrão Nisizaki Coromandel - MG 12/02/2009 23:00

    Amigos cafeicultores de todo o Brasil. Senhores, já que agora a moda é o problema ambiental, e como já disse que sobre esse assunto não sou de todo um leigo (sou biólogo, trabalhei com recuperação de áreas degradadas no Paraná), gostaria de deixar aqui algumas idéias:

    1- Sabemos que em alguns locais do Brasil é permitido averbar como reserva legal plantio de eucalipto, pinus etc, todas plantas exoticas. Por que não permitir em pequenas propriedades cafeeiras (que não possuem reserva legal), que o café seja averbado como reserva.

    Aqui em minha propriedade de 33 hc de cafe, se for tirar os 20% da área exigida por lei, terei que eliminar 8 hc de café, quase 30% da minha área produtiva. Enquanto isso meu vizinho que tinha muitos hectares de terra em cerrado em pé, através da lei, desmatou o permitido e hoje meu cafezal virou uma ilha de refugio para emas, tamanduas, quatis , etc... Assim, acredito, como biologo que sou e também cafeicultor, que o café tambem pode ser considerado uma árvore para recomposição de área degradada como o pinus e eucalipto.

    2- No passado o Governo permitiu, e muitas vezes nos incentivou a desmatar as áreas de cerrado, pois era a nova fronteira agricola. Hoje querem nos penalizar..., não sou contra a preservação, muito pelo contrario, pois sou biologo, e apesar de estar algum tempo fora da atividade gostaria de rassaltar que trabalhei na area de recuperação de áreas degradadas na bacia do rio Tibagi, no Paraná, um trabalho muito bem feito entre klabin e UEL (universidade estadual de Londrina). Assim, tenho um pouco de bagagem para discutir o assunto.

    Assim como lá em Água Boa (MT), as Ongs estão dando dinheiro para os proprietários manter, ou recuperar, áreas degradas..., Por que estas mesmas ongs não compram, em conjunto com o governo, grandes áreas aqui no cerrado que ainda estão intactas?? Ali poderiam ser criados santuarios ecológicos, e ai sim nós produtores poderiamos ser cobrados anualmente por uma taxa de acordo com a quantidade de hctares que produzimos, para auxiliar na manutenção destas áreas.

    Bom, como biologo digo que este tipo de trabalho que o mico, digo minc, quer fazer com sua equipe, em meu tempo de universidade se chamava trabalho de "bixo-grilo", e antecipando ja digo que não vai dar certo... isso porque cada região tem sua caracteristica e seu comportamento próprio em casos de recuperação. Muitas vezes achamos que estamos preservando e no final estamos piorando a situação.

    AGORA COMO CAFEICULTOR: OLAAAAAAAA CAFEICULTORESSSS , O QUE ACONTECEU??? OS PROBLEMAS ACABARAM???, A SOCIEDADE ESTAVA CERTA, O CONGRESSO ESTAVA CERTO, ESTAMOS BLEFANDO??!!!

    GRITEM AGORA, OU FICARÃO SEM VOZ PARA SEMPRE

    MATIELLI, ME MANDOU UM EMAIL MUITO BOM ME ENCHENDO DE ESPERANÇA, A ELEISANGELA COM SUA VOZ FIRME NOS DANDO AQUELE GRITO DE ACORDA , PODEMOS MUDAR, XIMENES KD VCSSSSSSSSS

    0