Fala Produtor - Mensagem

  • Silvio Marcos Altrão Nisizaki Coromandel - MG 27/03/2009 00:00

    SE VOCÊ PODE SONHAR, PODE FAZER. (WALT DISNEY) - Hoje é com muito pesar e tristeza que venho dar minha opinião sobre as duras palavras do nosso conterrâneo de Patrocínio-MG, Sr. Silas Brasileiro. Palavras ditas na qualidade de Secretário Executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), durante a FENICAFÉ 2009, abaixo segue suas palavras:

    " Não adianta protestar, e não adianta sonhar", diz Silas Brasileiro - O secretário executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Silas Brasileiro, falou durante o primeiro dia da Fenicafé 2009, e deu um recado forte ao setor produtivo. "Sem discutir renda, não adianta discutir prorrogação de dívida. E a renda tem que vir das discussões dentro do CDPC (Conselho Deliberativo da Política do Café)", afirmou. Brasileiro disse que os produtores e todo o setor café têm que trabalhar junto como um todo, visando uma política favorável a todos. Do contrário, não há como funcionar a política cafeeira. "Faço aqui um apelo para que discutam bem as propostas. Não adianta protestar, e não adianta sonhar", afirmou o secretário. Observou que o Funcafé (Fundo de Defesa da Economia Cafeeira) conta hoje com recursos de R$ 3,8 bilhões, justamente para trabalhar uma boa política para a cadeia. Admitiu que falta muita coisa ainda a fazer, mas os "produtores têm que entender que o único caminho é através do governo", e por isso "temos que afinar nosso discurso". O secretário lamentou que no "Movimento SOS Café, com a Marcha pelo Café em Varginha/MG" tenha faltado a participação da base do governo, de integrantes do Ministério. Mas ressaltou que, apesar da manifestação, muito tem sido feito pelo governo, dentro das possibilidades e das discussões com o setor. Ele lembrou que há cerca de dois anos foi lançado o Plano Nacional para o café. Dentro dele, citou as ações governamentais de alongamento de dívidas: - Nos Custeios vencidos em 2008, o produtor ganhou prazo para pagar 20% em 31 de março de 2009 e outras 4 parcelas de 20% cada; - Os recursos de colheita viraram crédito de estocagem para pagamento só em abril de 2010; - A estocagem que venceria em 2009 ganhou prazo de mais 12 meses para pagamento; - Dívidas relativas a Dação em Pagamento tiveram redução dos juros de 7,5% para 3,75%, com prazo estendido de 6 anos para 13 anos. (...)

    Bom, na verdade na qualidade de cafeicultor do Cerrado Mineiro (Coromandel – MG) e um dos muitos que colaboraram para que o SONHO do SR. Silas Brasileiro se tornasse realidade na forma de DEPUTADO FEDERAL, (e hoje ocupando um cargo estratégico para nos ajudar na solução de nossos problemas junto ao governo federal) , venho através desta pedir DESCULPAS para todos os cafeicultores e trabalhadores ligados ao café pelas palavras ditas pelo nosso excelentíssimo Sr. Silas Brasileiro.

    Sr. Silas Brasileiro, o senhor não deu um recado forte aos cafeicultores como disse o texto, infelizmente suas palavras foram duras, desanimadoras e de muito mal gosto, algo que não cabe ao cargo que vossa senhoria ocupa hoje e a responsabilidade à qual pesa neste cargo. Estas palavras também não nos parece caber na boca do nosso antigo companheiro Silas Brasileiro, Cafeicultor, Deputado Federal, que tanto nos animava durante o inicio desta crise. Vossa Senhoria pode não estar lembrado, mas durante a reunião em Patrocínio para comunicar os alongamentos do Funcafé que foram conseguidos a duras penas pela sua competência, o Sr. disse ao final: "Vamos ter esperança e sonhar com dias melhores para nossa cafeicultura, pois somente assim superaremos estes 14 anos de injustiça".

    Sr. Silas Brasileiro, dizem que a pior forma de se matar um homem é tirando o seu direito de sonhar, seu direito de protestar por dias melhores. Quem não se lembra do massacre que nossos estudantes sofreram durante as épocas de chumbo (DITADURA), sonhando e protestando por dias melhores para o Brasil, inclusive muitos destes heróis estão ai em Brasília ao seu lado, pois acreditaram em seus sonhos e protestaram. Quem não se lembra do massacre da “Praça da Paz Celestial” na China, daquele jovem à frente de um tanque de guerra, lutando, protestando para que seus sonhos se tornassem realidade um dia. Ótimo seria se aquele jovem hoje estivesse vivo para presenciar as Olimpíadas de seu Pais, o Crescimento de seu Pais, a abertura econômica de seu Pais, presenciar a mágica dos seus sonhos se tornando realidade, fazendo a China se abrir para novos mundos e hoje estar entre as grandes potências do planeta.

    Por isso Sr Silas, acredito que vossa senhoria usou muito mal as palavras..., nós cafeicultores não devemos é viver com ilusões, praticar vandalismos, mas isso não significa que não podemos sonhar e lutar pelos nossos direitos pois se procurarmos em um dicionário veremos que SONHO NÃO É ILUSÃO, E PROTESTO NÃO É VANDALISMO.

    Acredito que tanto o Sr. Como todos que compartilham de sua idéia sejam homens cultos e bem instruídos e conheçam a história do café no Brasil. Foi graças ao sonho de muitos estrangeiros que atravessaram o Atlântico e o Pacífico para trabalharem nas lavouras de café, que tornou realidade o sonho de um Brasil forte e industrializado.

    O café realizou o sonho de muitos comerciantes, políticos, empresários e trabalhadores, realizou o sonho de um pais com identidade. Sim amigo Silas Brasileiro, pois como diz o titulo do texto se você pode sonhar, você pode fazer, e o café permitiu ao povo Brasileiro sonhar e fazer.

    Fico muito admirado com sua coragem em dizer que não devemos sonhar e protestar, pois foi de um sonho aqui na cidade de Patrocínio MG e redondezas que se tornou realidade a eleição de um Deputado Federal (o senhor, espero que ainda se lembre!!!), para nos representar junto ao governo, apoiando as medidas que fossem boas para o Brasil e cafeicultores, e protestar contra as indiferenças com a nossa e a sua atividade a cafeicultura.

    Eu fico mais admirado ainda com a sua coragem em dizer que não devemos sonhar e protestar, justamente como Secretário do MAPA de um Governo cujo presidente é a prova viva que todo homem deve sonhar e lutar pelo seu lugar ao sol, seu lugar na sociedade, que todo homem deve protestar contra as diferenças e injustiças. Sim, caro amigo Silas Brasileiro, o Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (LULA) nasceu no sertão de Pernambuco na cidade de Garanhuns, e como ele mesmo disse, lutou, protestou para não morrer de fome, sonhou e realizou sua jornada para a cidade de São Paulo, trabalhou, virou líder sindical, PROTESTOU pelos seus direitos e de seus pares. Sonhou em comandar o Brasil, e hoje esta ai em Brasília ao seu lado como PRESIDENTE DO BRASIL. Tenho certeza que nem em seus piores pesadelos um homem com a história de nosso Presidente sonha que tem em sua equipe um colaborador que pede ao trabalhador (cafeicultor) que não tenha sonhos e que não proteste pelos seus direitos .

    Silas Brasileiro, nós cafeicultores estamos de pleno acordo que não devemos nos iludir com medidas milagrosas, que não devemos banalizar o movimento, nós sabemos de nossos deveres e de nossas responsabilidades. Sabemos que precisamos de renda e não de prorrogação de dívidas, e como você mesmo disse o governo esta ai para ajudar, para nos ouvir.

    Mas infelizmente você se contradiz, pois no mesmo texto citado acima e dito por vossa senhoria, você nos mostra que ate hoje as únicas medidas que os governos passados e o atual fizeram para “nos ajudar” foram prorrogações de dividas, desde a época em que vossa senhoria era Deputado ainda, nada mudou.

    Mas se o Sr. ler com mais cautela os pedidos feitos em Varginha, terá certeza que o que queremos em primeiro lugar é uma política de renda, pois não adianta prorrogar dividas por vinte anos sem que tenhamos lucros para continuar na atividade.

    Quanto à sua reclamação ao movimento S.O.S cafeicultura de não ter a participação da base do governo e do MAPA, queria esclarecer que eu, cafeicultor como o senhor, e mais os outros 25.000 que lá estavam presentes, não recebemos em nossa casa um convite formal para participarmos deste grande movimento... ficamos sabendo pela mídia, pelo desespero de nossos pares em divulgar esta manifestação, pois se vossa senhoria não sabe, nós, representados pelas nossas lideranças, estivemos em Brasília para tentar expor nossos problemas, mas infelizmente as portas estavam fechadas. Em Varginha as portas estavam abertas a todos os cafeicultores, trabalhadores, e lideranças para sonharem e protestarem com ordem pelos nossos direitos..., não necessitando de convite especial, era necessário apenas acreditar e sonhar, este era o convite.

    SILAS BRASILEIRO, CONTINUE A SONHAR E A PROTESTAR, POIS FOI COM ESTAS ARMAS QUE NÓS CAFEICULTORES O COLOCAMOS EM BRASILIA. NÃO ACREDITO QUE O PODER DE BRASILIA TENHA TIRADO DE TI, UM CAFEICULTOR NATO,A VONTADE DE VENCER DIGNAMENTE NA CAFEICULTURA.

    Silvio Marcos Altrão Nisizaki

    [email protected]

    3491920743

    3491522978

    0