Fala Produtor - Mensagem

  • Daniel Silva Peabiru - PR 27/03/2009 00:00

    Quero ressaltar a importância de programas que abordam a agropecuária brasileira, como o Notícias Agrícolas.

    Entretanto é preciso um mínimo de bom senso nessa abordagem. Se há algum problema, que tal se ouvirem todas as partes envolvidas? Se algum produtor faz algum comentário incoerente, por que não analisar o que foi dito?

    Exemplos reais ocorridos no programa desta sexta-feira à noite: o líder dos arrozeiros da Reserva Raposa Serra do Sol diz não saber o que o Governo quer com a decisão de desalojá-los da Reserva. Ora, FOI O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL que julgou e determinou. Por que sempre imputar "culpa" ao Governo.

    - um pecuarista prejudicado pelo fechamento de mais um frigorífico chora e culpa o Governo por tê-lo atraído para o local e para a atividade que agora lhe rendem prejuízo, e, pasmem, reclama por ter sido a quinta vez que leva calote de frigoríficos. Ora esse cidadão deve é sair da atividade já que por cinco vezes vendeu seu gado e não recebeu, e agora culpa o Governo por sua inoperância na gerência de seus negócios.

    Creio que os comentários irônicos do Sr. João Batista, após declarações como a destes produtores, não contribuem para uma discussão séria do problema, mas apenas deixam claro a insistente política da mídia brasileira de bombardear o atual Governo e culpá-lo por tudo que ocorre de ruim.

    É óbvio que a situação econômica atual não é boa. Mas, daí a divulgar que o Governo Lula esmera-se em atuar contra a agricultura, e mesmo contra o povo brasileiro, é não ter um mínimo de conhecimento do que se passou na história recente do país, ou então é pura má fé.

    Não é função destes programas acusar ou elogiar esse ou qualquer outro Governo. Mas, na minha opinião, é função sim levantar os problemas do setor e promover uma discussão isenta do assunto e, assim, contribuir para que surjam soluções.

    Grato.

    0