Fala Produtor - Mensagem

  • Waldir Sversutti Maringá - PR 01/04/2009 00:00

    COMERCIALIZAÇÃO DA CARNE BOVINA – Nunca fui pecuarista, mas já tive gado ... perto de duas mil cabeças ... (do vizinho). Lendo sobre a situação em que se encontra o pecuarista do MT, com represamento dos abates devido à quebradeira dos frigoríficos, me faz lembrar que este problema não é novo, e nem exclusividade da pecuária. Desde 1966 até 1974, quando fui gerente de banco, assisti a cenas dramáticas de produtores que depositavam suas produções de café, soja, algodão ou outros cereais, em cerealistas, que anoiteciam e não amanheciam. Frigoríficos useiros e vezeiros em aplicar esses golpes, foram muitos, nesses 42 anos.

    Se o produtor NÃO TEM CONDIÇÕES DE CHECAR A SAÚDE FINANCEIRA DA EMPRESA, não se cuida, não se associa à cooperativas para fugir dessas tranqueiras (ou essas não existem na pecuária e nas regiões de novas fronteiras??), o que fazer? Como ajudá-los?

    Penso que a legislação teria que ser mudada. Temos a presidenta da CNA que é senadora, temos uma bancada ruralista que tem integrantes que se preocupam com o destino e as agruras que o produtor enfrentam. Já não bastam as manobras cambiais de confiscos brancos de sua renda pelos governos, a instabilidade do clima em certas regiões produtoras, juros caros e a ausência de financiamentos adequados para a produção, ainda têm que se debater com a inadimplência malandra ou justificada, não importa, daqueles que compram os seus produtos. Assim não dá !

    A minha sugestão é que a Lei agrícola, que deverá ser aperfeiçoada, deveria blindar a produção primária, pois ela está, na maioria das vezes, financiada, penhorada ou onerada de alguma forma. Se não por documentos, por uma história de lutas de muita gente e de muitos anos. Os Juízes e a Lei não poderiam tolerar que os compradores desses produtos incluíssem essas dívidas no escalonamento de seus pagamentos na Lei da Concordata. Ou seja, se deve ao produtor, não terá direito aos benefícios ( ??? ) da Lei. Deveria ser falência na certa !!! Ou que se exigissem primeiramente os pagamentos esses débitos para só depois autorizar os benefícios da Lei.

    Sugestão dada. Inclusão na pauta de discussões e encaminhamento para a bancada ruralista a cargo do sr João Batista, o DEFENSOR-MOR DA AGROPECUÁRIA.

    WaldirSversutti.spaces.live.com

    0