Fala Produtor - Mensagem

  • João Maria Matos Neto Alto Taquari - MT 08/04/2009 00:00

    BRASIL: UM PAÍS DE “BOLHAS” 2 - Desde o recente surgimento da crise mundial desencadeada pela ‘bolha imobiliária’, quebradeira de bancos, instituições financeiras, etc., ouvimos diariamente de nossos governantes que ‘nossas bases estão sólidas’, que "a crise é deles, eles que resolvam", que "não atingirá o Brasil emergente..." (nova classificação de paisinho de terceiro mundo ou pior). No entanto, no Brasil real, diante os relatos de vários produtores rurais de diversas regiões do país, vemos como são diferentes as realidades. Em que pais eles vivem? Que mundo paralelo eles estão?

    Essa “bolha”das instituições financeiras do pais é apenas uma dentre outras, temos a “bolha” do desemprego, enquanto sai no jornal que uma fabrica X demitiu 1000 funcionários o ministro do trabalho vem a publico dizer que não terá mais dinheiro do FAT para empresas que demitirem,indagamos, qual a origem desses recursos??,Fazem um alarme, enquanto o setor cafeeiro passa por uma crise enorme gerando mais de centenas de milhares de desemprego pondo em risco a própria existência dos produtores, ouvindo um produtor de café: “somos piores que escravos, eles pelo menos tem comida.” Olha que descaso com esse setor, uma lastima, produtores vendo seu capital, patrimônio de varias gerações se acabando, os 1000 funcionários da indústria tem sindicato, seguro disso, daquilo etc.enquanto os centenas de milhares de trabalhadores rurais terão oque???? Para cada 1000ha de café estima-se um total de 55 desempregados,projetando a nível nacional teríamos aproximadamente 258.000 desempregados so neste setor....este mesmo setor gera entre empregos diretos e indiretos mais de 8milhoes de emprego, e daí????? dai vem o SR. Lupi dizendo que o “foco das medidas para estimular a economia será o setor industrial”, pois em dez de 2008 o setor fechou 273.000 postos de trabalho,mas a verdadeira prioridade pelo setor industrial estão nos dados do BNDES, ate nov. de 2008 injetou 91 bilhões de reais na economia e sabe pra onde foi a maioria dos recursos? 41% para indústria, 39% para infraestrutura, 6% para agropecuária, e você vê frigoríficos pedindo concordata, alguns já mais de uma vez, e depois de algum tempo reabrem suas unidades com outro nome, seu capital particular no mínimo ficou intocável, vocês vêem algum produtor agrícola pedir concordata? E depois retornar ao setor agropecuário? Com seu capital particular como era antes? Me avisem!!!!!!! . E a “bolha” das informações, dados estatísticos para manipular mercado, onde uma CONAB vem dizer que errou numa estimativa de estoques de grãos, milho se não me engano, de quase 2-3 milhões de t (não sei ao certo os números exatos, mas também não vem ao caso, a ordem dos fatores não altera o produto), falando dos custos da saca de café entorno de 250-270R$ sendo que o real hoje e mais de 300R$ segundo comentários de produtores, quebra de safra devido a seca no PR, RS, MS bem aquém do realidade relatada por produtores dessas regiões, uma entidade dessas tem qual objetivo? Quer favorecer a quem com estas informações?? E a “bolha” do meio ambiente? E a “bolha” do............... ,chega, vamos estourar estas bolhas,diante de tudo isso que vejo,assisto,ouço, me pergunto,vivemos em uma democracia? A favor de quem? Não estamos em uma ditadura democrática?

    Não vejo democracia, e sim escravidão, recentemente ouvi de um colega agricultor dizer que para sairmos dessa crise temos que investir em tecnologia, infraestrutura etc. pra quem?Qual objetivo? Sustentar mais ainda os “ditadores” as nossas custas?.Gente a única arma que temos e que aprendemos com esses ditadores é a simples lei da oferta e procura, vamos reduzir nossas áreas de plantio, diversificar, ou ate plantar apenas pra subsistência se for o caso, se tenho o mesmo lucro com 100 há porque plantar 1000?Sobra 900 pra outras coisas, sobraria terra para o meio ambiente, ate pra fazer reforma agrária, pro MST, vamos ver se eles tem a dedicação e esforço de pegar na inchada dia a dia, deixemos de lado esse governo e suas ilusões, ele já nos deixou há muito tempo e com muitos recados ainda, chega de humilhação e para concluir, palavras de um vizinho nosso: “Esse Pais não corre nenhum risco, nem por acidente, de dar certo.” Pessimismo? Se fossemos pessimistas já tínhamos pedido concordata há muito tempo e reaberto nosso negocio com outro nome, portanto não FALE MAL DE UM AGROPECUARISTA COM A BOCA CHEIA!!!!!!!!!!!!!!!!........ E vamos em frente!

    Atenciosamente,

    João Maria Matos Neto

    Alto Taquari MT

    0