Fala Produtor - Mensagem

  • Marcos da Rosa Canarana - MT 11/04/2009 00:00

    Pecuarista X Frigoríficos - texto de Fabiano Dall Agnol (de Barra do Garças) -

    Antes de mais nada, vamos deixar claro:

    1.o) - Os pecuaristas precisam se unir; Unidos, podemos rever (renegociar) o sistema de vendas de nosso gado (fornecimento de carne). Unindo nossos interesses - mostrando a força que temos -, nós, os pecuaristas, vamos acabar com esta vergonhosa prática imposta pelos frigorificos de comprar antes e pagar depois (trabalhando com nosso dinheiro por 30 dias)!!!.

    2.o) - Para tanto nossos presidentes de sindicatos rurais e de outras instituições precisam parar de pensar somente em festas agropecuárias e começar a defender a classe, literalmente.

    Sempre fomos parceiros dos frigoríficos; melhoramos a genética, a sanidade, o tempo e o peso de abate e também a qualidade do couro. Seguimos a cartilha, às vezes sob recomendação dos próprios frigoríficos. Temos conhecimento do tamanho da crise que o mundo passa e sabemos das dificuldades do setor. Mas em todas as reuniões que participamos com a industria vemos sempre prevalecer a arrogância e a prepotência de alguns diretores e proprietários de Frigoríficos. Os argumentos para derrubar o valor de nosso produto sempre são variados; dólar, barreiras sanitárias, mercado interno, etc.

    Nós sempre pagamos pelos prejuizos no setor... isso há anos. Em todas as crises, quando chega o prejuizo, eles querem empurrar a conta para nós. Nessa atual, usando de desculpas enormes, tentam acobertar o calote através da Recuperação Judicial, que é a extensão do calote.., As consequencias, infelizmente, refletem-se em toda a sociedade.

    Mas agora é diferente: Agora chegou a vez dos frigoríficos sofrerem as consequencias de seus negocios arriscados. Por isso eu digo: Vendam seus aviões, suas mansões, seus carros de luxo, suas indústrias. Diminuam seu patrimônio, como nós estamos sendo obrigados a fazer para honrar nossos compromissos. Acertem suas dívidas com os pecuaristas, com os fornecedores, com os funcionários...

    Quem sabe, a partir deste gesto, poderemos novamente sentar de igual para igual e discutir novas parcerias de negócios. Através de praticas associativistas e de cooperativismo, buscando o comprometimento e transparência nos negócios, talvez consigamos recuperar a confiança que precisa haver entre as partes.

    Até que isto aconteça, porém, sugiro aos colegas pecuaristas que não deixem de se juntar a nós, para mostrarmos o que somos capazes de fazer, a exemplo dos produtores de Vila Rica.

    texto de Fabiano Dall Agnol (de Barra do Garças).

    0