Fala Produtor - Mensagem

  • Angelo Miquelão Filho Apucarana - PR 24/04/2009 00:00

    Amigos agricultores, João Batista e demais parceiros. Estou enjoado de ver e ouvir ambientalistas e seus capachos ficarem jogando a culpa em nós, agricultores, pelas mazelas ao meio-ambiente. E as grandes cidades e toda a sua população??? elas não tem nenhuma responsabilidade ou culpa? Onde está a mata ciliar do rio Tietê e de tantos outros rios que cortam as cidades pelo país a fora? Conservar as matas ciliares e reservas são de grande importancia, principalmente para nós, que vivemos no campo, pois nenhum outro setor é tão afetado pelos intemperies do climaticos como o nosso.

    Viemos de uma safra comprometida e estamos na iminencia de uma outra, pois a seca castiga mais uma vez a nossa região. O trigo que nasceu, as pragas estão comendo, o tempo está passando, a semente e o adubo estão nos barracões à espera das chuvas. O que colhemos não é o suficiente para pagar sequer os custos. O que faremos? Vender nossos ferro-velhos para quem? prorrogar as contas? Não é o caminho, pois só aumentaremos ainda mais o tamanho do buraco!

    Acho que a saida para muitos ou todos, seria vender as nossas reservas florestais ao governo! Já que teremos que averbar e não poderemos mais nem tirar um cabo para a enxada, nada mais justo que o governo e toda a sociedade pague pela terra que temos e não é nossa. Assim resolveriamos grande parte dos problemas financeiros do setor. É uma questão de bom senso e justiça! O que não podemos é ficar sendo penalisados e criminalisados por uma divida que não é só nossa, mas sim de todos os seres humanos do planeta.

    A solução existe, custa dinheiro, mas é perfeitamente viavel economica e ecologicamente. Faltam apenas boa vontade e coragem para enfrentar os fatos. Não queremos esmolas, queremos condições de honrar nossos compromissos e assim continuar com o nome limpo, nos bancos e na justiça ambiental.

    0