Fala Produtor - Mensagem

  • Adoniran Antunes de Oliveira Campo Mourão - PR 20/04/2015 10:40

    O único problema é que as comercializadoras de graos por aqui (Paraguay), na grande maioria multinacionais, não pagam um melhor preço por esta razao, a diferença do frete... Se o transporte é infinitamente mais barato (pois se voce calcular que um rebocador com um motor Scania de 8 cilindros, por exemplo, tem capacidade de rebocar o equivalente a mais de 30 caminhoes jamantas (de 25 tons.cada um).Só por aí dá para ver a diferença em economia de diesel, principalmente quando carregados de soja, vao rio abaixo até os portos de Rosario e Buenos Aires na Argentina, ou Nueva Palmira no Uruguay. Na volta sim, terao que vir contra a corrente, geralmente carregados de adubo, aí o gasto é um pouco maior. Nossos preços por aqui teriam que ter um premio positivo maior do que Paranaguá, mas geralmente o premio é negativo pois descontam o frete do preço normal da soja. Aqui só temos premios positivos quando o mercado internacional se ressente de falta de produto. Bunge, Cargill e ADM podiam melhorar os preços para os produtores, e não o fazem.

    0